A distribuição de Tacrolimo e Micofenolato de sódio de 360 – medicamentos usados pelos transplantados foi restabelecida pelo governo do Acre. Segundo o deputado Heitor Júnior (PDT) desde a última segunda-feira, o Centro de Referência para o Programa de Medicamentos Excepcionais (Creme) normalizou o fornecimento dos medicamentos para evitar a rejeição do órgão transplantado.
“Desde ontem o medicamento está sendo distribuído. Graças a compra emergencial realizada pelo Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde. Contamos com a ajuda providencial do diretor do DAF Emmanuel Carneiro, que ficou sensibilizado com as denúncias dos pacientes que relatei na visita ao Ministério da Saúde, na semana passada”, diz Heitor Júnior.
A falta de medicamentos após três meses pode ocasionar a morte dos pacientes, destaca Heitor Júnior. “Esses pacientes precisam de atenção especial. O transplanta é importante, mas a medicação adequada para evitar a rejeição é primordial. O Estado precisa regular o fornecimento dos remédios, já que a maioria dos transplantados não tem condições de comprar”, finaliza.