Categories: Destaque 5 Notícias Política

Mais de 100 servidores demitidos por Ilderlei Cordeiro só receberão direitos trabalhistas em janeiro de 2018

Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

A prefeitura de Cruzeiro do Sul demitiu mais de 100 servidores provisórios nos últimos meses. Alegando problema de caixa para manter a folha de pagamento, o prefeito Ilderlei Cordeiro (PMDB) exonerou os trabalhadores contratados através de nomeações. De acordo alguns dos demitidos, o gestor teria realizado uma reunião e comunicado que os direitos trabalhistas seriam quitados a partir de janeiro de 2018.


A reportagem entrou em contato com o secretário de administração, Ivo Galvão. Ele confirma as demissões e destaca que as exonerações dos servidores teriam acontecido para não causar o atraso no pagamento. “O que não dá é deixar o servidor e no final do mês não ter como pagar. Esse pessoal que ele tirou vai pagar em janeiro, porque agora não tem fôlego financeiro. Apertamos para não comprometer serviços”, diz.


Os servidores efetivos denunciam ainda o atraso no pagamento do mês de dezembro. A secretário nega o atraso e informa que aconteceu um problema bancário de processamento no banco, que a culpa não seria da administração municipal. “O que tivemos foi que parte do pessoal do fundo de saúde que foi para o banco e não processou. Não foi problema da administração. O problema numa remessa”, enfatiza.


Ivo Galvão destaca que a folha de pagamento foi repassada ao banco na última quinta-feira. “Para você ter uma ideia, o salário do prefeito e do vice até sexta não tinha saído. Ele me ligou para saber o que estava acontecendo, que o salário dele e de alguns servidores não tinha saído. Na sexta-feira reenviamos a folha, mas hoje (segunda-feira, 04) resolve”, disse o secretário de administração de Ilderlei.


Apesar das justificativas da administração municipal, a ceia de Natal de mais de 100 famílias está comprometida, já que foram demitidos e a perspectiva de recebimento de seus direitos trabalhista ficou para 2018. Ivo Galvão não descartou a recontratação de parte dos demitidos no próximo ano. “Em janeiro boa parte volta, dependendo do fôlego financeiro da prefeitura, eles serão readmitidos”, finaliza.


Share
Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Recent Posts

Sertanejo Milionário recebe alta do hospital após AVC

O cantor sertanejo de 84 anos Milionário, da dupla Milionário & José Rico, recebeu alta…

27/05/2024

Modelo de atendimento ao público, OCA Xapuri completa 14 anos de criação

A primeira unidade da Organização em Centros de Atendimento, a OCA de Xapuri, completa 14…

27/05/2024

No Acre, 99% das moradias rurais tem privação da rede geral de água tratada

Apesar de essenciais para a agricultura e a pecuária no país, os trabalhadores rurais convivem…

27/05/2024

Rio Branco busca o G-4 da Série D contra o Trem nesta segunda (27)

Na busca por uma vaga no G-4, o Rio Branco duela com o Trem-AP nesta…

27/05/2024

Publicado resultado de prova e perícia em vagas PcD de seletivo da Sesacre

Na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira, 27, o governo do Acre,…

27/05/2024

Tokinho se queixa após ser chamado de ‘anão’ em vídeo: ‘Como isso dói!’

Tokinho, 29, considerou pejorativa a forma como foi chamado de 'anão' por uma convidada do…

27/05/2024