Menu

Câmara autoriza cooperativas a prestar serviços para prefeituras; OCB/Acre comemora

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Aprovado por unanimidade na Câmara dos Deputados o projeto de lei que permite às cooperativas de crédito captarem recursos das prefeituras e de instituições municipais incluindo empresas comandadas pelos Municípios brasileiros.


Vale lembrar que a matéria foi aprovada na forma de um substitutivo determinando que se os recursos movimentados pelos municípios forem superiores ao limite do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), de R$ 250 mil, a cooperativa deverá obedecer aos requisitos prudenciais estabelecidos pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Publicidade

Os oito deputados federais do Acre votaram a favor da proposta, que foi encaminhada ao Senado e terá apoio dos três senadores acreanos.


Integrante da Frente de Apoio às Cooperativas, o deputado federal Raimundo Angelim (PT-AC), lembra que antes de ir a plenário a proposta foi amplamente discutida, inclusive com a participação dos bancos convencionais.


O deputado, que também já foi prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre, lembrou que o projeto “tira as dependências dos bancos oficiais. Vale também lembrar que as cooperativas passam a ter um vínculo mais próximo com a economia local. Isso fortalece a vida dos munícipes”, reforça.


“Beneficia as cooperativas e ao mesmo tempo as prefeituras. A permissão para que os Municípios operem com as cooperativas amplia possibilidades. Há cidades no Acre que tem dificuldade com serviços bancários convencionais por causa do isolamento e o cooperativismo chega numa boa hora para atender necessidades e estabelecer parcerias, para aquecer a economia”, destaca o presidente da presidente da OCB-Acre, Valdemiro Rocha.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido