Os contadores acreanos elegeram entre os dias 21 e 22 de novembro, numa votação apertada, os novos conselheiros que vão compor a Plenária do Conselho Regional de Contabilidade do Acre (CRC/AC). Dois grupos concorriam ao pleito e a Chapa 1 foi a eleita com 52,9% dos votos, frente os 47,09% da Chapa 2.
Segundo o órgão, um total de 754 profissionais votou, sendo que, destes, 32 votaram em branco e mais de 100 deixaram de participar das eleições do órgão de classe. O mandato dos eleitos será de quatro anos, já em 2019, outra eleição deve eleger mais três novos conselheiros.
O processo eleitoral, segundo o atual presidente Valmiki Silva, ocorreu de forma democrática e com muitas propostas. “Foi uma disputa em que os candidatos apresentaram propostas, com isso a própria classe saiu vencedora”, disse o representante da autarquia.
Os eleitos neste ano terão um mandato que começará no dia 1º de janeiro de 2018 e que terminará em dezembro de 2021. A escolha de presidente e a composição das vice-presidências e das Câmaras é realizada pelos próprios eleitos, na primeira sessão plenária de 2018.
VOTO OBRIGATÓRIO
Todos os inscritos no conselho de classe são obrigados a votar, sendo facultativo apenas para aqueles com 70 anos ou mais. A Resolução CFC nº 1.481/2015 do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) prevê a aplicação de multa para aquele que deixar de participar do processo eleitoral.
O sistema CFC e CRCs realiza uma eleição a cada dois anos, sendo que a de 2017 garante a renovação de seis conselheiros efetivos e seis suplentes do total de 18, sendo nove efetivos e nove suplentes. Outro pleito, previsto para 2019, renovará três conselheiros efetivos e três suplentes.
Viúva de Erasmo Carlos, Fernanda Esteves revelou que ainda não conseguiu superar a morte do…
Os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Um homicídio envolvendo uma disputa por terras chocou o município de Amapá, localizado a 310…
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) rejeitou o pedido do Poder Judiciário do Tocantins para…