O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Acre, Marcos Vinicius Jardim Rodrigues, resolveu se manifestar publicamente nesta sexta-feira, 17, sobre as declarações dadas na sessão da terça-feira passada pelo líder do PT na Câmara de Vereadores, Rodrigo Forneck, de que o Termo de Compromissos da OAB com os candidatos à prefeitura de Rio Branco, nas eleições de 2016, teria sido uma articulação da entidade para inviabilizar a candidatura do petista, reeleito prefeito, ao governo do Acre em 2018.
Em entrevista ao ac24horas, na sede do Legislativo Municipal, Forneck declarou: “Naquele momento a população já dizia que o Marcus, eleito prefeito, seria um excelente candidato a governador. E a gente com a aquele clima, apareceu de uma hora pra outra esse termo de compromisso como uma boa estratégia de tentar inviabilizar esse momento de agora. É uma articulação que pode ser a OAB”.
O debate foi motivado pelo ítem seis do Decálogo de Compromissos que pedia, segundo lembrou Roberto Duarte (PMDB) na sessão, que o candidato, caso eleito, cumprisse seu mandato integralmente.
Porém, no mesmo dia em que pôs em xeque o documento da OAB, Forneck, emitiu uma nota de esclarecimento com ar de arrependimento pelo que havia declarado mais cedo e lamentou o fato de a oposição, por meio do vereador Roberto Duarte, que também é advogado, estar usando o documento da OAB para fazer política.
O presidente da OAB aceitou as desculpas do vereador, mas não perdeu a oportunidade de dizer que a OAB não é braço político para partidos ou governo.
“Desculpas lançadas, ainda é válido dizer que o caso não se tratou somente de desinformação do teor do documento apresentado pela OAB/AC, mas sim de desconhecimento do conceito, condutas e atribuições da própria Instituição, fato gravoso quando se trata de um representante popular que deveria ter conhecimentos mínimos dos Órgãos que compõem a sociedade.”
O presidente da OAB aproveitou para informar que o Decálogo de Compromissos “apresentou a todos os candidatos à Prefeitura um rol de propostas de trabalho destacadamente importantes, necessários e adequados a qualquer postulante ao mandato público, tais como o compromisso de combater a improbidade administrativa, o Caixa 2 eleitoral, a criação indiscriminada de cargos em comissão, de defender a transparência, a participação popular, de respeito integral ao mandato confiado pela população, entre outros”.
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), veio…
A investigação sobre a participação de coronéis do Exército na tentativa de golpe que culminou…
Mais da metade dos brasileiros (55% do total) espera gastar até R$ 4 mil com…
O desembargador Luiz Camolez, do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJ-AC), foi entrevistado…
Uma mulher que buscava atendimento na Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, teve sua motocicleta…
Um desentendimento entre dois pastores evangélicos na noite desse domingo, 6, terminou em agressões, prisões…