Menu

Marcha contra PEC que proíbe aborto em caso de violência sexual será nesta quinta

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Estudantes e trabalhadoras estão organizando a Marcha Mundial das Mulheres Acre, evento que busca reunir mulheres para uma manifestação contra a PEC 181/2015, que torna crime o aborto em caso de risco de vida para as mulheres, em caso de estupro e em caso de anencefalia. A marcha será na quinta-feira, 16, com concentração a partir das 16h na Praça da Revolução, em Rio Branco.

A aprovação da PEC 181 na Comissão Especial da Câmara dos Deputados ocorreu no dia 8 de novembro e gerou diversas manifestações em todo o país. A aprovação da proposta causou ainda mais indignação por ter sido votada por uma maioria de deputados homens.

Anúncio

A proposta vem sendo chamada de “Cavalo de Troia das Mulheres” por vir mascarada de ampliação de direitos trabalhistas para mães de prematuros, ou seja, o aumento do tempo de licença maternidade para as mulheres. “Com o discurso da ‘proteção ao direito à vida desde a concepção’, parlamentares estão defendendo essa PEC, que ignora a saúde da mulher e o seu direito de escolha”, afirma a estudante Sara Lanceloti, do Centro Acadêmico de Ciências Sociais.

Como preparação para a marcha, o grupo organizou diversas atividades na semana. Na segunda-feira, 13, foi realizada uma roda de conversa na sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Acre (Adufac). O evento contou com a participação da vice-presidenta da Adufac e ativista dos direitos das mulheres, professora Madge Porto, e da secretária Municipal das Mulheres, Lidiane Cabral. Na terça-feira, 14, o grupo realizou uma oficina de confecção de cartazes e na quarta, uma oficina de batucada feminista. A programação da semana será finalizada com a realização da marcha na quinta-feira, 16, a partir das 16h na Praça da Revolução.

“Diante deste momento de escuridão em que o conservadorismo tem avançado, temos que reagir! As mulheres, feministas, apoiadores da causa, sindicatos, coletivos, movimentos pelo Brasil estão se organizando e a Marcha Mundial das Mulheres Acre também está na luta”, afirma Isna Fernanda, uma das organizadoras do evento.

SERVIÇOS
O QUE: Marcha Mundial das Mulheres Acre contra a PEC 181/2015
QUEM: Estudantes e trabalhadoras organizadas, coletivos da juventude e CA de Ciências Sociais
QUANDO: 16 de novembro (quinta-feira), a partir das 16 horas
ONDE: Praça da Revolução, em Rio Branco
CONTATO: Jaqueline – 9 92181532

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.