O chamado Termo de Compromisso de Candidato criado pela OAB nas eleições municipais de 2016 teria sido uma estratégia encontrada pela entidade para inviabilizar a candidatura de Marcus Viana (PT) ao governo do Acre em 2018. Foi o que disse na sessão desta terça-feira, 14, o líder do PT na Câmara de Vereadores de Rio Branco, Rodrigo Forneck.
“Naquele momento a população já dizia que o Marcus, eleito prefeito, seria um excelente candidato a governador. E a gente com a aquele clima, apareceu de uma hora pra outra esse termo de compromisso como uma boa estratégia de tentar inviabilizar esse momento de agora. É uma articulação que pode ser a OAB”, afirmou Forneck.
O Termo de Compromisso foi assinado por todos os candidatos majoritários durante as eleições municipais passadas. No item seis, o candidato se comprometia “em respeitar o mandato recebido nas urnas, não abdicando do cargo para o qual concorreu e foi eleito, para assumir cargo de confiança junto ao Poder Executivo”.
Marcus Viana, que se reelegeu prefeito, não cumpriu o que assinou, disse o líder da oposição, vereador Roberto Duarte (PMDB), que também é advogado.
“Se o cidadão não cumpre nem com o que ele assina quiçá com a sua palavra”, lembrou Duarte.
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), veio…
A investigação sobre a participação de coronéis do Exército na tentativa de golpe que culminou…
Mais da metade dos brasileiros (55% do total) espera gastar até R$ 4 mil com…
O desembargador Luiz Camolez, do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJ-AC), foi entrevistado…
Uma mulher que buscava atendimento na Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, teve sua motocicleta…
Um desentendimento entre dois pastores evangélicos na noite desse domingo, 6, terminou em agressões, prisões…