A entrega das carteiras de identidade emitidas na OCA, em Rio Branco, está comprometida. Na semana passada acabou o estoque da película que aplicada no documento garante a autenticidade da mesma.
Mesmo sem a película, o Instituto de Identificação, setor da Secretaria de Segurança responsável pela emissão, entregou cerca de seiscentas carteiras para candidatos do ENEM, que iriam perder o teste caso não apresentassem o documento de identificação.
Por dois dias consecutivos, a reportagem do ac24horas tentou uma entrevista com o diretor do Instituto, Sandro Barcelar, que até chegou a confirmar um horário, mas não estava no momento combinado.
Por meio de mensagens de texto via telefone celular, Barcelar negou a falta do material, mas não apareceu para explicar pessoalmente a denuncia.
Um servidor que atua na confecção das carteiras, que por motivos óbvios não terá o nome publicado, disse que em media, o Instituto emite entre duas mil e três mil carteiras por mês.
Sem a película, explicou ele, o RG não tem validade oficial. Também não é permitido ao portador submeter o documento ao processo de plastificação.
Segundo apurou a reportagem, a falta da matéria prima deu-se em virtude da última compra ter sido abaixo do volume necessário para o período.
Ainda de acordo com a fonte, a previsão é que o serviço de emissão seja normalizado somente a partir de fevereiro de 2018.