Uma delegação do Governo do Acre vai viajar à cidade de Bonn, Alemanha, onde acontece a 23ª Conferência das Partes (COP23) da Convenção-Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas. O bloco vai debater o potencial econômico e a importância da região amazônica para o equilíbrio do clima e a qualidade de vida do mundo.
A lista dos membros da delegação ainda não foi divulgada pelo Governo do Acre, mas além do governador Sebastião Viana, que já confirmou presença no evento internacional, deverão viajar secretários e diretores de órgão ligados à Administração Pública estadual, principalmente os ligados à área ambiental.
A conferência do Clima (COP 23) acontece entre os dias 6 e 17 de novembro. Na programação consta o dia 14 como dedicado à Amazônia, e recebeu o nome de “Amazon Bonn”. Neste dia, os governadores dos estados amazônicos vão colocar na mesa suas estratégias para melhorar as condições climáticas e, ainda, a qualidade de vida no mundo.
O Governo do Acre, evitando mais desgaste público, faz uma leve divulgação sobre a viagem à Alemanha, anunciando apenas que o estado está se unindo aos demais estado. No último dia 26 de outubro, em Rio Branco, o assunto foi amplamente debatido pelos governadores que estiveram na Capital Acreana, participando do Fórum dos Governadores da Amazônia.
O Acre propaga aos sete ventos que é o único estado brasileiros com um modelo de modelo de redução de emissão de gases do efeito estufa reconhecido pela comunidade internacional. Além disso, destaca, redundantemente, que reduziu o desmatamento em 34% entre 2016 e 2017.