A Prefeitura de Rio Branco, por meio da RBTRANS, elaborou um plano de operação especial de trânsito e transporte para o feriado de Finados, 2 de novembro. O esquema funcionará durante todo o dia. O objetivo é garantir mobilidade e fluidez do trânsito, especialmente nas áreas próximas aos cemitérios onde haverá maior fluxo de veículos e pessoas.
No entorno dos cemitérios São João Batista e Jardim da Saudade, os mais movimentados da cidade, visando maior segurança dos motoristas e pedestres, parte das vias de acesso será interditada. Serão fechados trechos da Rua Rio de Janeiro e da Estrada Custódio Freire.
Vias alternativas serão indicadas a partir de sinalizações provisórias utilizadas em interdições. Além disso, os agentes de trânsito da RBTRANS vão atuar na orientação dos condutores de veículos e auxiliar na travessia de pedestres.
Como fica o trânsito?
Cemitério São João Batista
A Rua Rio de Janeiro será interditada no trecho entre o Posto de Gasolina Shell e a Academia Corpo Ativo. O trajeto para chegar ao cemitério será feito pela Rua Minas Gerais.
No entorno do cemitério, parte da Rua São Paulo também será fechada. O condutor poderá trafegar pela Avenida Ceará, realizar a conversão pela Rua Pernambuco e seguir em direção à Rua Minas Gerais.
Cemitério Jardim da Saudade
Parte da Estrada Custódio Freire que passa na área lateral do cemitério será interditada. A Rua 25 de Dezembro, em frente ao cemitério, servirá de circulação para os demais condutores.
Transporte público reforçado
Durante o feriado do Dia dos Finados, as linhas que realizam percurso pelos maiores cemitérios, que regularmente recebem um número superior de visitas em relação aos outros cemitérios da cidade, funcionarão com frota de dia útil.
A operação das linhas do Calafate, Tancredo Neves, Irineu Serra, foi planejada para atender com maior comodidade as pessoas que visitam os cemitérios nesta data.
As linhas 404A – Calafate/Ilson Ribeiro e 404B – Calafate/São Miguel também deverão operar com frota de dia útil e conter itinerário complementar com a expressão: “Via Cemitérios São João Batista e Morada da Paz”.
Os ônibus que fazem as linhas 201 – Tancredo Neves, e 205 – Irineu Serra não sofrerão desvio de itinerário. Desta forma, estas linhas farão os seus percursos diários.
Linha exclusiva para o cemitério Cruz Milagrosa
Para os usuários do transporte coletivo que vão ao Cemitério da Cruz Milagrosa, uma linha de ônibus exclusiva será disponibilizada pela RBTRANS. A linha especial 111 – Cruz Milagrosa sairá do Terminal de Integração da Baixada (Terminal da Ceasa) em direção ao cemitério localizado na Estrada Transacreana.