Categories: Destaque 2 Notícias Política

Deputados de oposição e situação batem no governo do Acre por transplante perdido

Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Os deputados dos blocos de oposição e situação “fecharam questão” na manhã desta terça-feira (24) na Aleac e bateram sem dó nem piedade no governo do Acre, na Secretaria de Saúde e na superintendente da Fundação Hospitalar por não ter realizado um transplante de fígado por falta de uma solução para conservar o órgão na unidade de saúde responsável pelas cirurgias.


A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) abriu os discursos e disse que estava decepcionada com o que ele classifica como descaso do governo e dos responsáveis pela área de saúde, em deixar faltar uma solução para conservar órgãos. Ela destaca que uma vida foi colocada em risco com a perda do órgão que seria implantado em uma paciente que está na fila de transplantes.


O governista Raimundinho da Saúde (PODE) disse que se sente envergonhado. Ele questionou a competência dos gestores da área de saúde. “Em plena campanha de doação de órgãos, aonde o Brasil se movimenta para salvar vidas, uma incompetência perde não só um órgão, mas três ou a vida de quem esperava os transplantes que poderiam ter sido realizados”, ressalta.


Nelson Sales (PP) aproveitou para fazer uma crítica dupla ao governo do Acre. “O Hospital do Câncer e a área de transplante são os dois cartões de visita da saúde do Estado, “Mas é a mesma coisa de ter um jardim bonito e jogar um elegante para defecar em cima. Não adianta a secretaria e o governo lamentar. É incompetência brincar com a vida das pessoas”, dispara o oposicionista.


Heitor Júnior pede demissão da superintendente da Fundação


O deputado Heitor Júnior (PDT) foi o deputado da base de sustentação do governo que fez a critica mais contundente ao governo. Ele aproveitou para pedir a demissão da superintendente da Fundação Hospitalar. “A respeito desse transplante duas vidas podem ser perdidas com rins e uma com fígado. O governo tem que demitir essa gestora da Fundhacre”, dispara.


Ele afirma que até hoje não o governo não apresentou reposta do óbito de um paciente transplantado que o órgão demorou a chegar de Belém. “Agora, temos a falta de medicamento que há três meses não existe para evitar a rejeição do órgão. O governo e Sesacre não podem ser omissos. Nós precisamos de providências. Peço ao governo que possam tomar providencial sobre o medicamento Tacrolimo, que está em falta há mais de 90 dias”, finaliza.


Share
Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Recent Posts

Na estreia de Marcelo Brás, Rio Branco FC é derrotado pelo Porto Velho

Na estreia do técnico Marcelo Brás à frente do Rio Branco, o time sofreu sua…

15/06/2024

Governador confirma novo reajuste de servidores e concurso da educação

O governador Gladson Cameli (PP) afirmou durante uma entrevista coletiva neste sábado, 15, que o…

15/06/2024

Bragantino supera jogo com um a menos e vence o Juventude no Brasileirão

Em jogo nervoso, o Red Bull Bragantino marcou já na reta final e superou praticamente…

15/06/2024

Diniz xingado, time vaiado: Atlético-GO vira sobre o Flu e torcida explode

Com o time vaiado e Fernando Diniz xingado, o Fluminense perdeu por 2 a 1…

15/06/2024

No Acre, vigilante passa por cirurgia após introduzir vibrador no ânus

Um homem que presta serviço de vigilância para uma empresa terceirizada em Rio Branco (AC),…

15/06/2024

“Não existe mais brasileiro do que o acreano”, diz Nicolau em solenidade

A solenidade que marcou a celebração dos 62 anos de emancipação política do Acre, reuniu…

15/06/2024