O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) realizou, em Sena Madureira, uma reunião para tratar sobre segurança pública. O encontro foi promovido na quinta-feira, 19, pelo promotor de Justiça Júlio César de Medeiros e reuniu diversas autoridades na sala de reuniões da Unidade Ministerial.
No encontro foram tratados diversos assuntos operacionais e de investimentos em equipamentos de segurança e inteligência, além da necessidade de ampliação da Unidade Penitenciária Evaristo de Morais, com a construção de mais dois blocos, oferecendo um total de 312 vagas.
Júlio César acrescenta que a intenção é buscar maior integração com representantes do Poder Público, Poder Judiciário e forças policiais, a fim de legitimar ainda mais qualquer decisão que venha a ser tomada pela Promotoria de Justiça Criminal em relação ao combate à criminalidade na comarca, além de colher sugestões e propostas concretas para solucionar os problemas existentes.
“Todos nós buscamos a efetividade na atuação criminal, todos queremos desenvolver um trabalho com excelência. Todavia, os resultados devem ser planejados, para então serem alcançados. Estamos absolutamente convictos de que a solução para a diminuição da violência em Sena Madureira passa pela prevenção da criminalidade, é assim que conseguiremos fazer a diferença nesta sociedade, pois a repressão já é feita todos os dias em audiências de instrução e julgamento, quando deixamos claro, por exemplo, a necessidade de especial rigor em casos envolvendo violência doméstica e familiar contra as mulheres ou estupro de vulneráveis”, enfatiza.
Necessidades
Também no encontro foi discutida a necessidade da imediata designação de dois peritos criminais para atuarem na cidade, além do aumento do efetivo da Polícia Militar, haja vista que dezenas de policias militares teriam sido transferidos à Rio Branco, sem a necessária permuta, o que teria ocasionado uma vulnerabilidade considerável na segurança pública.
Além disso, as autoridades consideraram necessária a implantação, com urgência, de um sistema de gestão de ocorrências (SINESP) e da rádio digital para a Polícia Militar atender com eficiência e agilidade, uma vez que os equipamentos já teriam sido adquiridos pelo governo do Estado. Todavia, a PM continua a operar com rádio analógico, o que prejudica a comunicação interna e, consequentemente, a efetividade dos serviços prestados.
Outra demanda apresentada se refere à implantação de um posto fixo da Polícia Rodoviária Federal na BR-364, com o objetivo de aprender drogas e armas, antes de adentrarem em Sena Madureira, como forma preventiva à criminalidade.
Propostas
O juiz da Vara Criminal da Comarca de Sena Madureira, Fábio Alexandre Costa, falou de possíveis recursos financeiros disponíveis em conta judicial que poderiam ser utilizados para investimento direto em equipamentos de segurança pública.
Já o prefeito Osmar Serafim assumiu compromisso de ajudar com os materiais de construção necessários a serem utilizados para melhoramentos na Unidade Penitenciária.
Ainda foram propostos diversos temas para debates como, por exemplo, a necessidade de aumento da ronda escolar, objetivando um ambiente mais saudável e seguro para a sociedade, servindo como uma etapa proativa à criminalidade, haja vista que já houve, inclusive, homicídio praticado dentro de uma escola em Sena Madureira.
Outro assunto debatido, e inicialmente levantado pelo Major Casagrande, Comandante da Polícia Militar, em Sena, foi a possível destinação de veículos apreendidos no tráfico de drogas serem utilizados no policiamento, além do que, propôs a urbanização da cidade, o que facilitaria a ronda policial.
O delegado Marcos Frank também expôs a necessidade de designação de pelo menos dois peritos criminais para atuarem na cidade, com o objetivo de agilizar a confecção de laudos e perícias e, assim, evitar prejuízos às investigações. Ele também apresentou soluções concretas para a melhora no serviço de emissão de documentos públicos pela Secretaria de Segurança Pública, serviço este oportunizado, atualmente, na própria Delegacia de Polícia.
Programa de prevenção às drogas
Focando na prevenção de crimes, além de executar o Projeto Enafron- Estratégia Nacional de Segurança nas Fronteiras, o promotor frisou a necessidade de implantação de um programa de erradicação de drogas, pela Polícia Militar, ou de um programa ainda mais avançado, com foco na família, além da implantação de uma guarda mirim, com o objetivo de atrair cada vez mais jovens para defenderem a sociedade.
Autoridades presentes
Participaram do encontro, o juiz Fábio Alexandre Costa, o comandante da Polícia Militar, em Sena, Major Michel Casagrande, o comandante do Corpo de Bombeiros Tenente Antônio Juscelino de Souza e o delegado de Polícia Civil Marcos Frank Costa.
Também estiveram presentes, o coordenador do Setor de Inteligência da Polícia Civil Cleóbolo Maciel Araújo, a equipe do serviço reservado da Polícia Militar, formada pelos policiais militares Wandenberg Jardim, Rafael Tamburini e Benoni Costa da Silva, o diretor do Presídio Aécio Lima da Costa, o coordenador de Segurança do Presídio Walquer Oliveira Freire, o coordenador de Inteligência do Presídio Ricardo Luiz Cardoso, além do prefeito Osmar Serafim de Andrade.