Menu

Ativista que ajudou Chico Mendes teria sido morto pelo próprio pai em Xapuri

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O ativista Manoel Nascimento da Cunha, o Manoel Doido, bastante conhecido por sua luta a favor do movimento dos seringueiros em Xapuri, foi assassinado no último final de semana no município. O pai dele, um senhor de mais de 80 anos, assumiu a autoria do crime. Ele foi detido pela polícia em Xapuri.

Para o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Daniel Zen (PT), que conhecia Manoel, a morte do ativista é “algo bastante controvertido”.

Anúncio

Zen lembrou que Manoel integrava uma comissão de posseiros que esteve recentemente na Assembleia Legislativa do Acre pedindo ajuda devido a reintegrações de posse movidas por fazendeiros.

“Ele, assim como outros, reside em áreas limítrofes à área da Reserva Chico Mendes, portanto, não acobertados pela desapropriação. Já falei com nosso Secretário Emylson Farias, que está dando toda a atenção que o caso requer, posto que envolto em possível e suposto conflito de terras”, diz. O caso também será levado ao Ministério Público Estadual.

Nas redes sociais, a morte de Manoel foi lamentada. O cineasta Sergio de Carvalho recordou que o ativista foi um dos personagens principais do documentário Empate, que está em produção. “Companheiro de Chico Mendes, participou de diversos Empates, como o da Soberana e foi presença forte no movimento seringueiro e, atualmente, na retomada do Sindicato de Xapuri. Toda a solidariedade a sua linda família.”

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.