Categories: Destaque 2 Notícias Política

Deputado denuncia desvio em repasses do SUS para contratação de terceirizadas

Por
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

A possível falta de filme no Raio X das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Rio Branco foi denunciada pelo deputado Nelson Sales (PP), na manhã desta quarta-feira (18) na Aleac. O parlamentar denunciou ainda o desvio de finalidade dos repasses do Sistema Único de Saúde (SUS), que deveria ser utilizado para compra de medicamentos e equipamentos para os hospitais, mas estaria sendo usado pelo governo do Acre para contratação de servidores terceirizados.


Para Sales, a proposta de terceiriza a gestão dos hospitais públicos defendida pelo líder do governo na Aleac, deputado Daniel Zen (PT) pode ser uma oportunidade para resolver a questão do desvio de finalidade de recursos e melhorar o atendimento nas unidades de saúde. “É uma ideia boa que deu certo no Juruá e deu certo por um determinando período em Sena Madureira. Com certeza é uma ideia que é boa para população”, destaca o oposicionista.


O deputado destaca que a descentralização de recursos é a maneira mais prática para gerir a saúde, principalmente no interior. “A gestão estadual já deu provas que não tem competência para gerir a saúde. É verdade que o governo contratou 300, mas propôs o concurso lá atrás, não está fazendo favor, é uma obrigação, mas em compensação aditiva um contrato e gasta mais R$ 9 milhões de recursos do SUS por ano com uma empresa terceirizada”, afirma Nelson Sales.


Ele afirma que não é contra a contratação de servidores e empresas terceirizadas, “mas que use o recurso 100. Não use os repasses do SUS, porque está faltando filme no Raio X de todas as UPAs e medicamentos e isso tudo é recurso do SUS para comprar, mas o governo desvirtua e usa os recursos do SUS para contratar, enquanto teria que usar recursos próprios para pagar servidores e as empresas terceirizadas que são contratadas constantemente”.


Nelson Sales acredita que há um grave equivoco na gestão da saúde pública estadual. “Há contratação de empresa para ensinar piloto de helicóptero a voar por instrumentos. A gestão é toda equivocada, o negócio é contratar empresa, construir e nunca dar manutenção. Na contratação das empresas, nós sabemos os favores que existem. Por alguma razão se contrata pesquisa quando está entrando o período de eleição. Fato muito curioso”, finaliza.


Share
Por
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Últimas Notícias

  • Destaque 3

Galeria: veja imagens da segunda noite da Expoacre

A segunda noite da maior feira de agronegócios do Acre, a Expoacre, atraiu público maior…

01/09/2024
  • Acre
  • Notícias

Segunda noite de rodeio tem disputa entre 25 peões na Expoacre

A segunda noite do rodeio na Expoacre, realizada no Parque de Exposições Wildy Viana, em…

01/09/2024
  • Acre
  • Notícias

“Máquina de soco” da Sem Fronteiras dá prêmio de R$ 500 à maior pontuação

O videomaker Kennedy Santos visitou o estande da empresa Sem Fronteiras, localizado no Parque de…

01/09/2024
  • Acre
  • Notícias

Pagodinho do Edil mistura sertanejo e pagode na Expoacre

Nesta segunda noite da Expoacre 2024, a jornalista Jocely Abreu entrevistou o grupo "Pagodinho do…

01/09/2024
  • Acre
  • Notícias

Biguinho Sensação diz que acreano é ‘pé quente’: “no palco, me transformo”

O cantor e compositor atração da segunda noite de Expoacre, em Rio Branco, Biguinho Sensação,…

01/09/2024
  • Extra Total
  • Notícias

“Quanto maior a seca, maior a alagação. Estamos nos preparando para isso”, diz Gladson

Em entrevista aos jornalistas Marcos Venicios e Jocely Abreu na segunda noite da Expoacre, o…

01/09/2024