Categories: Destaque 2 Notícias Política

Deputado denuncia desvio em repasses do SUS para contratação de terceirizadas

Por
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

A possível falta de filme no Raio X das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Rio Branco foi denunciada pelo deputado Nelson Sales (PP), na manhã desta quarta-feira (18) na Aleac. O parlamentar denunciou ainda o desvio de finalidade dos repasses do Sistema Único de Saúde (SUS), que deveria ser utilizado para compra de medicamentos e equipamentos para os hospitais, mas estaria sendo usado pelo governo do Acre para contratação de servidores terceirizados.


Para Sales, a proposta de terceiriza a gestão dos hospitais públicos defendida pelo líder do governo na Aleac, deputado Daniel Zen (PT) pode ser uma oportunidade para resolver a questão do desvio de finalidade de recursos e melhorar o atendimento nas unidades de saúde. “É uma ideia boa que deu certo no Juruá e deu certo por um determinando período em Sena Madureira. Com certeza é uma ideia que é boa para população”, destaca o oposicionista.


O deputado destaca que a descentralização de recursos é a maneira mais prática para gerir a saúde, principalmente no interior. “A gestão estadual já deu provas que não tem competência para gerir a saúde. É verdade que o governo contratou 300, mas propôs o concurso lá atrás, não está fazendo favor, é uma obrigação, mas em compensação aditiva um contrato e gasta mais R$ 9 milhões de recursos do SUS por ano com uma empresa terceirizada”, afirma Nelson Sales.


Ele afirma que não é contra a contratação de servidores e empresas terceirizadas, “mas que use o recurso 100. Não use os repasses do SUS, porque está faltando filme no Raio X de todas as UPAs e medicamentos e isso tudo é recurso do SUS para comprar, mas o governo desvirtua e usa os recursos do SUS para contratar, enquanto teria que usar recursos próprios para pagar servidores e as empresas terceirizadas que são contratadas constantemente”.


Nelson Sales acredita que há um grave equivoco na gestão da saúde pública estadual. “Há contratação de empresa para ensinar piloto de helicóptero a voar por instrumentos. A gestão é toda equivocada, o negócio é contratar empresa, construir e nunca dar manutenção. Na contratação das empresas, nós sabemos os favores que existem. Por alguma razão se contrata pesquisa quando está entrando o período de eleição. Fato muito curioso”, finaliza.


Share
Por
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Últimas Notícias

  • Charge

Os candidatos…

23/12/2024
  • Famosos

Viih Tube e Eliezer detalham susto com doença do filho: ‘Era muito sangue’

Viih Tube, 24, e Eliezer, 34, viveram dias de angustiantes após o filho recém-nascido Ravi…

23/12/2024
  • Televisão

Criança se irrita e dá resposta afiada para Déa Lúcia após insistência no Domingão

Dona Déa Lúcia levou uma invertida no Domingão com Huck após convidar duas crianças para…

23/12/2024
  • Cotidiano

Assis Brasil convoca 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

O prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia (PP), assinou o Decreto nº 269/2024, que convoca…

23/12/2024
  • Juruá

Foragido de presídio de Cruzeiro do Sul é recapturado pela Polícia Civil

Na madrugada desta segunda-feira, 23, em Cruzeiro do Sul, a Polícia Civil recapturou Adelcivanio Gomes…

23/12/2024
  • Cotidiano

Saneacre convoca candidatos para entrega de documentos e assinatura de contrato

O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (SEAD) e do…

23/12/2024