Categories: Destaque 2 Notícias Política

Gladson e Jorge Viana votam contra Aécio; Petecão espera posicionamento do PSD

Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

No dia marcado para o Senado votar afastamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG), alvo de medidas restritivas impostas pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, os senadores do Acre, Jorge Viana (PT), Gladson Cameli (PP) e Sérgio Petecão (PSD) participam, na Rússia, da 137ª Assembleia-Geral da União Interparlamentar. Em caso de adiamento da votação por falta quórum, os parlamentares acreanos prometem participar da votação e informaram ao ac24horas como devem votar no caso que envolve tucano acusado de corrupção na Operação Lava Jato.


“Vou votar pela opinião pública. Anteriormente, eu disse que votaria com o STF, mas diante do fato dos ministros colocarem a reponsabilidade nas mãos do Senado, com certeza vou seguir a opinião pública. Nada contra o amplo direito de defesa do senador Aécio Neves, mas precisamos ser coerentes nesse momento de descredito da classe política brasileira, quando a população clama por uma resposta positiva de seus representantes. A questão da independência dos poderes foi debatida e resolvida, o STF nos deu a responsabilidade de decisão nesse caso”, diz Gladson Cameli.


O senador Jorge Viana (PT), que chegou a questionar a decisão do STF, disse que a posição da bancada do PT é clara. “Questionei a legitimidade do Supremo Tribunal Federal de fazer o afastamento sem ouvir o Senado, não fiz a defesa do Aécio. Estamos falando agora de uma decisão judicial e os fatos são evidencias e expostos diariamente pelos veículos de comunicação à opinião pública. O PT vai votar contra o Aécio. Ele vai acertar as contas com a Justiça”, disse o parlamentar petista minutos antes de fazer o discurso principal na assembleia, em nome Eunício e de todos os parlamentares.


O senador Sérgio Petecão disse que ainda não definiu um posicionamento. Ele afirma que analisar o pedido de afastamento do mandato e o recolhimento domiciliar noturno do tucano Aécio Neves, antes de decidir o voto. “Caso a votação não aconteça, quando eu voltar ao Brasil e souber em que pé está a questão, dependendo do posicionamento partidário, vou verificar o andamento do processo. Preciso saber se o meu partido fechou questão, mas acredito que nenhuma decisão tomada no Senado vai interferir nas investigações contra Aécio Neves”, destaca Petecão.


Share
Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Recent Posts

São Paulo sai atrás, mas reservas mostram força para virar sobre o Águia

O São Paulo venceu o Águia de Marabá por 3 a 1 na noite desta…

02/05/2024

Botafogo acorda no 2º tempo, bate Vitória e sai na frente na Copa do Brasil

O Botafogo levou susto, mas fez o dever de casa ao bater o Vitória por…

02/05/2024

Pastor no Pôdicast: “meu desejo é que o PSOL tenha candidatura própria à Prefeitura”

Líder religioso da igreja Comunidade GADE e possível candidato à Prefeitura de Rio Branco nas…

02/05/2024

Marina Silva propõe exceção fiscal para gastos com eventos climáticos

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, propôs uma excepcionalidade fiscal…

02/05/2024

‘Mais caro que Taylor’: valor do ingresso de Bruno Mars no Brasil chega a R$ 1,2 mil

A gente pediu, e o Bruninho está de volta ao Brasil! Após sucesso no The…

02/05/2024

Dólar cai para R$ 5,11 com alívio externo e decisão da agência Moody’s

Embalado pelo cenário internacional e pela melhoria da perspectiva da nota de crédito do Brasil,…

02/05/2024