Categories: Destaque 2 Notícias Política

Gladson e Jorge Viana votam contra Aécio; Petecão espera posicionamento do PSD

Por
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

No dia marcado para o Senado votar afastamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG), alvo de medidas restritivas impostas pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, os senadores do Acre, Jorge Viana (PT), Gladson Cameli (PP) e Sérgio Petecão (PSD) participam, na Rússia, da 137ª Assembleia-Geral da União Interparlamentar. Em caso de adiamento da votação por falta quórum, os parlamentares acreanos prometem participar da votação e informaram ao ac24horas como devem votar no caso que envolve tucano acusado de corrupção na Operação Lava Jato.


“Vou votar pela opinião pública. Anteriormente, eu disse que votaria com o STF, mas diante do fato dos ministros colocarem a reponsabilidade nas mãos do Senado, com certeza vou seguir a opinião pública. Nada contra o amplo direito de defesa do senador Aécio Neves, mas precisamos ser coerentes nesse momento de descredito da classe política brasileira, quando a população clama por uma resposta positiva de seus representantes. A questão da independência dos poderes foi debatida e resolvida, o STF nos deu a responsabilidade de decisão nesse caso”, diz Gladson Cameli.


O senador Jorge Viana (PT), que chegou a questionar a decisão do STF, disse que a posição da bancada do PT é clara. “Questionei a legitimidade do Supremo Tribunal Federal de fazer o afastamento sem ouvir o Senado, não fiz a defesa do Aécio. Estamos falando agora de uma decisão judicial e os fatos são evidencias e expostos diariamente pelos veículos de comunicação à opinião pública. O PT vai votar contra o Aécio. Ele vai acertar as contas com a Justiça”, disse o parlamentar petista minutos antes de fazer o discurso principal na assembleia, em nome Eunício e de todos os parlamentares.


O senador Sérgio Petecão disse que ainda não definiu um posicionamento. Ele afirma que analisar o pedido de afastamento do mandato e o recolhimento domiciliar noturno do tucano Aécio Neves, antes de decidir o voto. “Caso a votação não aconteça, quando eu voltar ao Brasil e souber em que pé está a questão, dependendo do posicionamento partidário, vou verificar o andamento do processo. Preciso saber se o meu partido fechou questão, mas acredito que nenhuma decisão tomada no Senado vai interferir nas investigações contra Aécio Neves”, destaca Petecão.


Share
Por
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Últimas Notícias

  • Notícias
  • Televisão

Gusttavo Lima deve receber alta de hospital nas próximas 48 horas

O cantor Gusttavo Lima deve ter alta do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo,…

23/12/2024
  • Televisão

Vídeo: no SBT, menino agradece à Globo e revolta Patrícia Abravanel

Um garoto que participou do quadro Portinha da Esperança surpreendeu Patricia Abravanel nesse domingo (22/12)…

23/12/2024
  • Notícias
  • Televisão

Vídeo: Matuê destrói camarim após show em estádio e causa polêmica

O rapper Matuê virou assunto nas redes sociais após um vídeo em que aparece quebrando…

23/12/2024
  • Extra Total

Presos acreanos que fugiram de presídio em Mossoró são transferidos para Catanduvas, no Paraná

Os detentos acreanos Deibson Cabral Nascimento, conhecido como Tatu, de 33 anos, e Rogério da…

23/12/2024
  • Nacional

Ministro anuncia mais de R$ 100 milhões para reconstrução de ponte que desabou

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou nesta segunda-feira (23) que o governo vai destinar…

23/12/2024
  • Famosos

Vídeo: Casa de Zeca Pagodinho fica sem luz após temporal e cantor se revolta

A Baixada Fluminense foi impactada por um temporal intenso neste fim de semana, causando interrupções…

23/12/2024