Categories: Destaque 3 Notícias Política

Senador Jorge Viana (PT-AC) aponta importância do Fórum Mundial da Água

Published by
Assessoria

O senador Jorge Viana (PT-AC) destacou, durante essa semana, no Senado Federal, a importância da realização do 8º Fórum Mundial da Água, que ocorrerá em Brasília entre 18 e 23 de março de 2018. “O evento vai reunir especialistas e autoridades de mais de 150 países no Brasil, para discutir o uso racional dos recursos hídricos”, disse. “Serão mais de 20 mil pessoas no fórum”. Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o fórum foi idealizado para estabelecer compromissos políticos sobre o uso da água.


Viana lembrou que esteve presente nos dois últimos fóruns mundiais, realizados na França e na Coréia do Sul, ao lado do atual chanceler brasileiro, Aloysio Nunes Ferreira, e do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg. “Lutamos para sediar este fórum, o primeiro a ser realizado no hemisfério sul”, comentou. “O pessoal da Agência Nacional de Águas (ANA) está trabalhando intensamente, e do Itamaraty, para que o fórum seja um sucesso”.
Viana é um dos responsáveis pela programação do fórum, coordenando a frente parlamentar em apoio ao evento, ao lado de autoridades do governo. O ministro do Superior Tribunal de Justiça, Herman Benjamin, está trabalhando, também voluntariamente, toda a parte do Judiciário. “Vamos ter membros do Judiciário e do Congresso de vários países discutindo a questão da água, que é sinônimo de vida”, destacou.


Ao lado do presidente do Congresso Nacional, senador Eunício de Oliveira (PMDB-CE), Viana estará presente na 137ª Assembleia da União Interparlamentar, que será realizada entre 12 e 18 de outubro em São Petersburgo, na Rússia. Ele vai fazer o discurso de honra, convidando em nome do Congresso brasileiro, os parlamentares de 145 países. “Estarão presentes 80 presidentes de parlamentos de todos o mundo e farei o convite para que venham debater no Fórum Mundial, em Brasília, o presente e o futuro da água”, disse. Viana é vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado e presidente da Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas do Congresso.
“Nós temos 12% da água doce do planeta, mas temos escassez em muitas nações deste recurso”, disse Viana. “O mundo tem mais de 1 bilhão de pessoas ainda que sem segurança e acesso à água”.


Share
Published by
Assessoria

Recent Posts

Projeto inédito no Acre mapeia cidade no Google Maps para ajudar turistas

Um experimento desbravador tem envolvido alunos, moradores e turistas na cidade de Mâncio Lima, situada…

05/05/2024

Taís Araújo comenta dívidas que foram parar na Justiça: ‘Erro contábil’

A atriz Taís Araujo foi prestigiar o show de Madonna no sábado (4) em Copacabana…

05/05/2024

Thales Bretas sobre os três anos da morte de Paulo Gustavo: ‘Nem o tempo cura’

No sábado, 4, o dermatologista Thales Bretas compartilhou uma mensagem para o homenagear o ator…

05/05/2024

Mulher de Stênio Garcia detalha tentativa de golpe que casal sofreu

Marilene Saad se pronunciou neste sábado (4) sobre ter contratado uma garota de programa para…

05/05/2024

Inadimplência segue caindo no Acre, mas é 0,67% maior que média nacional

A inadimplência no Brasil cresceu pelo segundo mês consecutivo, segundos os dados atualizados até março.…

05/05/2024

Produtores de café passam por oficina e dão ao Acre a 2ª maior produção do Norte

Durante essa semana, produtores de café do interior do Acre tiveram a oportunidade de participar…

05/05/2024