Categories: Notícias Política

Ex-presidente do Peru é investigado como líder de grupo que lavava dinheiro

Published by
Agência Brasil

O ex-presidente do Peru Alan García está sendo investigado como líder de uma organização criminosa de lavagem de dinheiro, integrada por cerca de 30 pessoas, entre elas sua esposa, Pilar Nores, e vários ex-ministros. A informação é da agência EFE.


As investigações ocorrem de maneira paralela ao caso Odebrecht no país. A Promotoria acusa García de ter participação nas propinas pagas pela construtora para ganhar várias licitações durante seu governo, entre elas o trecho 2 da linha 1 do metrô de Lima.


As informações sobre o novo inquérito foram divulgadas ontem (4) pelo jornal peruano La República, que afirma que o promotor do caso, José Antonio Castañeda, decidiu prorrogar as investigações para o próximos 36 meses, dentro da Lei contra o Crime Organizado.


Entre os 30 acusados estão os ex-ministros Luis Nava, Aurelio Pastor, Hernán Garrido Lecca e José Antonio Chang. Outro citado é Facundo Chinguel, também ex-membro do governo, condenado a nove anos de prisão pela libertação ou redução de pena de 3 mil traficantes em troca de propina.


Segundo o La República, o promotor afirma que esse grupo enriqueceu cometendo crimes de corrupção contra a administração pública, mantendo um esquema “devidamente estruturado, com alcance nacional e internacional, regular e permanente”.


Sigilo


Titular da Primeira Promotoria Corporativa Especializada em Lavagem de Dinheiro, Castañeda decretou sigilo sobre o caso. Quatro congressistas do Partido Aprista Peruano (PAP) protestaram contra o vazamento do processo e contra a classificação de crime organizado utilizada pelo promotor.


Jaime del Castillo, primeiro-ministro do Peru durante o segundo mandato de García, acusou o promotor de “prevaricar” por investigar acusações que já foram arquivadas. “Sem nenhuma indisposição, ele tem o descaramento de desacreditar um conjunto de pessoas lideradas pelo ex-presidente e ainda acusa de maneira infame Pilar Nores de ser participante”, afirmou Castillo.


O porta-voz do PAP no parlamento, Mauricio Mulder, disse que apresentará uma denúncia à Promotoria porque “há promotores de araque que se dedicam a fazer política”.


Share
Published by
Agência Brasil

Recent Posts

Banda de Naiara Azevedo passa som no Palácio e dá ‘palinha’ ao público; video

A banda de Naiara Azevedo ocupou boa parte da tarde desta quarta-feira (1) no palco…

01/05/2024

Homem invade jornal da Globo, reclama do show de Madonna e gera climão

O clima ficou tenso no “RJ1” desta quarta-feira (01). Diretamente da praia de Copacabana, o…

01/05/2024

Fãs de Naiara chegam 6 horas antes de show para garantir local na grade

Fãs da cantora Naiara Azevedo começaram a chegar em frente ao Palácio do Governo, no…

01/05/2024

Após desistir de faculdade, Davi Brito dá início à carreira de cantor

Os planos de Davi Brito para ingressar de vez na carreira de cantor continua a…

01/05/2024

Passagem de som e cervejas em sacolas; a preparação do show de Naiara Azevedo

Enquanto a produção da cantora Naiara Azevedo passa o som e afina as luzes de…

01/05/2024

Detalhes de novo programa de Regina Casé na Globo são revelados; confira

Conforme boatos que estavam circulando nos bastidores, Regina Casé vai mesmo ganhar uma atração na…

01/05/2024