Menu

Pesquisar
Close this search box.

Angelim, Flaviano, Léo de Brito e Moisés Diniz ajudam a aprovar fundo bilionário para financiar campanha

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os deputados federais bem que tentaram repetir na Câmara a manobra que resultou em uma votação simbólica no Senado Federal para criação do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), ou seja, para que o eleitor não identificasse como votou cada deputado, mas não conseguiram esconder quem votou a favor do repasse de dinheiro público que deverá retirar 30% do total das emendas parlamentares de bancada para financiar as campanhas eleitorais no próximos anos. A estimativa é que esse fundo tenha R$ 1,8 bilhão.


Segundo informações dos próprios deputados, aconteceu uma articulação entre PT, PMDB, PCdoB e outras legendas para aprovação do projeto que criou o FEC. Esses partidos manobraram para realizar uma votação simbólica para que os eleitores não soubessem os nomes dos deputados que votaram a favor da fundo que deverá reduzir repasses de emendas de bancada para áreas como educação, saúde e segurança. Os deputados Raimundo Angelim (PT), Léo de Brito (PT), Flaviano Melo (PMDB) e Moisés Diniz (PCdoB) votaram a favor do FEC.


Para impedir a votação simbólica, o PSOL apresentou um requerimento para que a votação fosse nominal, mas foi derrubado no voto pelo plenário, que aprovou o fundo eleitoral simbolicamente. EM seguida, o PHS entrou com um destaque pedindo a exclusão do fundo, obrigando os deputados que foram a favor do FEC revelarem seus votos e derrubarem a proposta do PHS no voto. Os deputado federais Major Rocha (PSDB), Jéssica Sales (PMDB), Alan Rick (DEM) e César Messias (PSB) disseram votaram contra a criação do fundo eleitoral.

Anúncios


“Aconteceram muitas manobras. A maioria dos deputados ficaram com medo de o eleitor saber que eles aprovam a retirada de dinheiro público que poderia ajudar no combate a violência e na melhoria da saúde para financiar campanhas eleitorais. Para ganhar a votação, primeiro protocolaram um requerimento para que a votação não fosse nominal. Votei para que o processo fosse nominal e registrei meu voto contrário a criação do fundo eleitoral”, diz Major Rocha.


O deputado tucano destaca que “é interessante ressaltar que o PT, que passou quase 14 anos no poder, nunca tentou colocar na pauta do Congresso a criação de qualquer fundo público para financiar campanhas políticas. Agora que o Brasil vive uma crise que foi gestada pelo próprio PT, durante seus quase 14 anos de poder. No momento que falta dinheiro para segurança, saúde, educação e para outras necessidades do povo, os políticos petista dizem sim a essa imoralidade”.


Para Rocha, os políticos do Partido dos Trabalhadores (PT) se mobilizaram para aprovar o financiamento público de campanha, porque “não poderá mais contar com o dinheiro da Petrobrás, da Odebrecht, do BNDES, dos Fundos de Pensão e de outros esquemas de corrupção para inflar o caixa de suas campanhas. Só agora o PT quer dinheiro público para substituir o dinheiro ilícito que abocanhava das propinas que eram trocadas por obras públicas”, finaliza.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido