O termo de cooperação para investimentos em infraestrutura de telefonia móvel e internet no estado foi assinado na manhã desta segunda-feira, 02, durante solenidade no Palácio Rio Branco, entre o presidente da Vivo, Eduardo Navarro, dirigentes da Claro e da Tim, o governador Sebastião Viana e o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros. A cooperação prevê a chegada da internet 4,5G a Rio Branco, além do aumento significativo, cerca de 20 vezes, em relação a atual conexão com a rede.
Essas empresas são responsáveis por quase 100% do atendimento dos serviços de telefonia e internet no Acre.
Sete em cada 10 telefones no Acre são da Vivo. Eduardo Navarro, presidente da empresa, lembra que atualmente oito cidades são atendidas com a conexão 4G. “Até o final do ano que vem serão 15”, garante.
Soraya Tupinambá, diretora da Claro prometeu trazer para o Acre, em breve, “a internet 4,5G para Rio Branco que vai proporcionar mais avanço na internet para o Estado”, diz. “A Claro está presente em todos os municípios. Cobrimos 60% do Acre com 4G”, lembra.
O relator da Política Nacional de Banda Larga no Senado Federal, senador Jorge Viana, um dos principais articuladores dessa agenda de investimentos, lembrou a necessidade de garantir serviços essenciais via telefonia e internet em todo estado.
“Sempre pautei meu mandato na defesa do consumidor, especialmente o consumidor do Acre e das regiões norte e nordeste que sofrem com alguns serviços essenciais, como é o caso das telecomunicações. Trabalhei com cada dirigente das companhias que atuam no nosso estado e com a Anatel para chegarmos a essas mudanças que estão sendo propostas”, destacou Viana.
Após fazer um resumo da história do processo de criação da internet e sua importância para a humanidade, o governador Sebastião Viana disse que esse é um benefício histórico para o Acre. “Uma ferramenta para a educação. Esse é um mundo novo que está sendo anunciado pra nós”, disse.
Na solenidade foi assinado um termo de parceria entre a Fundação Telefônica e as prefeituras de Rio Branco e Xapuri que tem por objetivo capacitar pelo menos mil professores e alunos com serviços de aprendizagem por meio da internet. A meta segundo o presidente da Fundação, Américo Teixeira Matar Júnior, é ampliar o benefício para
nove mil educadores do Acre. “Nosso objetivo é a melhoria da educação, trazer a conectividade para dentro da sala de aula”, destacou.
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…
As dependentes químicas Raquel Feitosa da Silva, de 22 anos, e Patrícia Silva do Carmo,…