Não demorou para a membro declarada do Comando Vermelho em Sena Madureira, Angélica Cunha, a “Rihana do Acre”, que gravou vídeo há duas semanas para anunciar que estava deixando a facção Bonde dos 13, ser presa. O mandado de prisão foi cumprido na última terça-feira, dia 27, por ordem da juíza Andréia Brito.
Rhiana, como apontou o pedido de prisão acatado pela magistrada, possuía uma escopeta e um revólver que estariam sendo utilizados para práticas criminosas na região da cidade. Além disso, a jovem já tinha um histórico de práticas delituosas, o que aumentou a necessidade de mantê-la presa, isolada da sociedade.
Andréia Brito também autorizou que a polícia, enquanto cumprisse o mandado de prisão contra Rhiana, acessasse computadores e equipamentos eletroeletrônicos em que pudessem estar sendo armazenadas informações sobre crimes em que a jovem estivesse ligada.
Ainda pior que manter as armas e mudar de facção, Angélica é acusada pela polícia de envolver um menor de idade em ações criminosas. Esse, aliás, foi um dos apontamentos feitos pela juíza para deferir os mandados de prisão, busca e apreensão contra a jovem acreana.
“Ademais, em consulta ao Sistema de Automação da Justiça – SAJ, nota-se que a representada, ostenta vários registros relativos pela prática de atos infracionais, inclusive pela prática de crimes graves, como homicídio, o que, em princípio, indica possibilidade de reiteração criminosa”, escreveu a magistrada.
A situação da jovem é grave, e ela deve permanecer presa no Presídio Evaristo de Morais, ali mesmo em Sena Madureira, onde será mantida à disposição da Justiça. Ao grava vídeo anunciando a mudança de facção, Rihana foi taxativa em dizer que o Bonde dos 13 não cumpre com as diretrizes anunciadas aos recém chegados ao grupo criminosos.
“Faço parte da família B13, e hoje vou estar rasgando minha blusa porque essa família não tem progresso. Quando você vai entrar, tem vários propósitos, e quando você entra (sic) e conhece, vê que não tem nenhuma delas. Eu quero entrar na família certa, que é o certo pelo certo, que é o CVRE. É nós!”, diz a garota no vídeo.
A PRISÃO
Rihana foi presa durante a Operação Cerberus, deflagrada pela Polícia Civil, justamente com o foco de desmontar grupos criminosos existentes na cidade, bem como prender infratores que cometeram delitos nos últimos dias. No total, cinco pessoas foram presas, sendo, além da jovem, quatro homens: Everson Xavier Marques, 18 anos, Marquione Nascimento da Silva, 28 anos, Weverton Chaves Freitas, 23 anos e Antônio Teixeira de Oliveira, 34 anos.