Categories: Charlene Carvalho Notícias

Depois da chuva, noticiário brasileiro me faz duvidar que a bonança chegará

Published by
Charlene Carvalho

Começo a escrever a coluna com os primeiros pingos da chuva que chega no meio da noite para refrescar um dia quente e cheio de informações, ilações, retratações, desfiliação, recolhimentos, revogações, aprovações desaprovadas, gente indo, gente vindo, política em plena ebulição. Todos à espera da bonança da tempestade que não tem fim.


Fico olhando o noticiário e a velocidade da notícia. Às vezes elas chegam devagar como a chuva marota que já está indo embora. Chegam e saem sem grande alarde. Em outras, tem a força de um típico temporal de setembro, aqueles que assustam por sua força e brutalidade. Saem destruindo tudo que vem pela frente. Nossos Hurricanes particulares. Em alguns momentos destroem até a nossa esperança em dias melhores.


E depois de duas super quartas seguidas, ontem tivemos o vislumbre de uma super terça. Agitada, eloquente e com tanta informação para consumir que fica difícil digerir. O que dizer da carta do Palocci – sim eu li a carta -, exceto que ele não apenas desnuda o rei e a si mesmo revela, ainda que com um ar quixotesco? Há ali a frieza bem pensada do médico e a verdade nua e crua de que nos falava Nelson Rodrigues. A seita a que ele se refere nos põe a pensar sobre os demônios que nos rondam. Eram poucos, agora são tantos! Sangue de Jesus nos cubra, porque tá puxado o trem ó…


Tem o recolhimento judicial de Aécio Neves, a revogação do recolhimento do Garotinho que volta a usar blogs, rádios e redes sociais a vontade, enquanto Aécio vai ter que se afastar novamente do mandato e ficar em casa à noite. Deve ser terrível para um cara notívago como ele ficar em casa. É, a lei é dura, mas é a lei. Cumpra-se a lei. Pelo menos de quando em você tem algum efeito.


Duro de engolir mesmo é a decisão do Senado de aprovar o Fundo Especial de Financiamento de Campanha, coisa aí de ao menos R$ 1,7 bilhão em recursos públicos para custear o processo eleitoral em 2018. As emendas impositivas de bancada são a principal fonte de recursos desse novo fundão. Provavelmente em São Paulo, Rio de Janeiro e sei lá mas adonde, essa emendas não são grandes coisas, mas para estados como o Acre, ajudam e muito no desenvolvimento regional.


Fico pensando que recursos sonhados como os R$ 70 milhões da emenda da bancada acreana para os ramais do Acre, que já não são suficientes para resolver o problema, em 2018 vão financiar eleições, uma vez que o Supremo proibiu o financiamento privado. Outra vez pagamos a conta.


Nisso, lembro de uma conversa com amigas no início do dia, muito antes da chuva de notícias, sobre figuras folclóricas da Sena Madureira da minha adolescência. Uma dela, a Maguina, odiava quando a gente gritava: Maguina, cadê o pato? Elegante em suas saias rodadas e saltos altos no estilo Maga Patológica, ela saia a correr, com sua sombrinha em punho, atrás da meninada rua acima, rua abaixo. Se pegasse, colega, o negócio ficava tenso. Pense numa sombrinha pesada no lombo!!


Vendo tanta notícia ruim no noticiário, há horas que tenho vontade de dar uma de doida e sair correndo atrás de uma meia dúzia de cabra sem-vergonha que acha que nós brasileiros temos cara de pato. Porque olha, aqueles recibos e aquelas notas da Odebrecht são mais duros de engolir que esse financiamento público de campanha que eu e você vamos pagar.


A chuva foi embora. Chegaram notícias de tão, tão distante. Tá na hora de dormir sem a menor esperança de que, ao acordar, as coisas estejam melhores. Mas a vida segue e cortejo fúnebre do Brasilzão sem porteira também.


Bom dia, leitor!


Share
Published by
Charlene Carvalho

Recent Posts

Juliana Paes revive Maya, de “Caminho das Índias”, em trend indiana

Juliana Paes, 45, aderiu ao desafio de maquiagem indiana, conhecido como “Asoka Makeup“, que viralizou…

04/05/2024

Rio Branco empata com o Princesa do Solimões e segue sem vencer na Série D

O Rio Branco empatou neste sábado, 4, no Florestão, em 0 a 0 com o…

04/05/2024

Quem é Lúcio Barreto, pastor que disse ter beijado a filha na boca

Lúcio Barreto, conhecido popularmente como Lucinho Barreto, é um dos líderes religiosos da Igreja Batista…

04/05/2024

Kayky Brito e Bruno de Luca: Polêmica ganha novo episódio; Entenda

Oito meses do acidente que quase tirou sua vida na orla da Barra da Tijuca,…

04/05/2024

Show de Madonna reúne famosos na área vip em Copacabana

O show de Madonna em Copacabana, no Rio de Janeiro, neste sábado (4), está sendo…

04/05/2024

Projeto capacitou mais de 30 produtores culturais em Rio Branco

Um projeto voltado para a Produção Cultural capacitou mais de 30 pessoas na última semana.…

04/05/2024