Categories: Notícias

Ministro da Defesa autoriza cerco do Exército à favela da Rocinha

Published by
Com informações do G1

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou nesta sexta-feira (22) à GloboNews, em torno do meio-dia, que autorizou o Exército a fazer um cerco à favela da Rocinha, no Rio de Janeiro.


Mais tarde, em uma entrevista coletiva realizada no Palácio do Planalto, Jungmann confirmou o uso das Forças Armadas para reforçar operação policial na Rocinha e ressaltou à imprensa que, por volta das 15h30, 700 homens da Polícia do Exército irão se deslocar dos quartéis do Rio para o entorno da favela.


O governador fluminense Luiz Fernando Pezão e o secretário de Segurança Pública do estado, Roberto Sá, pediram nesta sexta ao Ministério da Defesa para que as Forças Armadas fossem enviadas à comunidade localizada na Zona Sul do Rio.


“Foi autorizada a operação do Exército e demais forças necessárias para que seja feito um cerco na Rocinha, liberando o policiamento para que ele possa subir e continuar o enfrentamento dos criminosos”, anunciou Jungmann aos jornalistas no Palácio do Planalto.


“Estamos deslocando 700 homens da polícia do Exército, mas esse é o deslocamento inicial. É o pessoal que lá se encontra, nós não precisamos deslocar ninguém para lá. Nós temos, aproximadamente, um efetivo lá de 30 mil homens. Operacionalmente, pelo menos 10 mil homens podem chegar a ser mobilizados. Não estou aqui querendo dizer que haverá necessidade, não há”, complementou.


Na manhã desta sexta, o ministro da Defesa se reuniu por cerca de uma hora e meia, em Brasília, com a nova procuradora-geral da República, Raquel Dodge, para tratar da crise de segurança pública no Rio de Janeiro.


Segundo a assessoria da Procuradoria Geral da República, Jungmann propôs a criação de uma força-tarefa com integrantes de vários órgãos para lidar com a criminalidade no estado. Ainda de acordo com relatos da assessoria da PGR, Raquel Dodge pediu que o ministro da Defesa formalizasse uma proposta, com a indicação do papel de cada órgão na força-tarefa.


Share
Published by
Com informações do G1

Recent Posts

Estevão salva e Palmeiras vence Botafogo na Copa do Brasil

O Palmeiras passou apuros, mas venceu o Botafogo-SP por 2 a 1 no Allianz Parque…

02/05/2024

Governo mantém Concurso Unificado em todo o país neste domingo (5)

O governo federal confirmou nesta quinta-feira (2) a aplicação das provas do Concurso Público Nacional…

02/05/2024

“Socorro Neri perdeu as condições de ser a candidata”, diz dirigente do Progressistas

O secretário geral do Diretório do Progressistas de Rio Branco, Márcio Pereira, já está falando…

02/05/2024

‘Cãominhada’ com 54 cães celebra aniversário da PM em Cruzeiro do Sul

No próximo domingo, 5, às 7 horas em Cruzeiro do Sul, cerca de 54 cães…

02/05/2024

São Paulo sai atrás, mas reservas mostram força para virar sobre o Águia

O São Paulo venceu o Águia de Marabá por 3 a 1 na noite desta…

02/05/2024

Botafogo acorda no 2º tempo, bate Vitória e sai na frente na Copa do Brasil

O Botafogo levou susto, mas fez o dever de casa ao bater o Vitória por…

02/05/2024