Menu

Rio Acre marca 1,64 metro; situação é crítica em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O atual nível do Rio Acre é o segundo mais baixo da série história para o período de estiagem, de acordo com os dados da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC). Nesta quinta, dia 14, o rio marcou 1,64 em Rio Branco. A situação está preocupando o Departamento de Saneamento (Depasa).

No interior, as medidas são as seguintes: Brasileia (1,34 metro), Xapuri (1,98) e Capixaba (1,66). Com esse cenário, captar água para tratamento torna-se algo complexo, devido à redução do volume do rio e às adversidades provocadas nos maquinários.

Anúncio

Com o cenário nada feliz, e no intuito de garantir o abastecimento contínuo e regular de água potável em todo o estado, o Depasa está aumentando o monitoramento do rio, inclusive fazendo intervenções desde o mês passado.

Nas duas Estações de Tratamento (ETAs) da capital funcionam com operações mistas, ou seja, utilizam 7 bombas de captação, uma na torre demais e em balsas flutuantes, numa média de 1,500 litros por segundos para mais de 53 mil ligações ativas.

“Foram feitos ajustes para reforçar a pressão na rede bombeamento da ETAs destas cidades. Até o momento, nenhuma grande intermitência do abastecimento ou racionamento foi aplicada nestas regiões”, relata o diretor de abastecimento das cidades do interior, David Bussons.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.