Categories: Destaque 2 Notícias Política

Justiça nega liminar para Mazinho Serafim contratar provisórios em Sena Madureira

Published by
João Renato Jácome

Um pedido de liminar para impedir que o Tribunal de Contas do Acre (TCE/AC) e o Ministério Público Estadual (MPE) desautorizem e responsabilize o prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim (PPS), diante da contratação de professores provisórios aprovados em certame executado para os anos de 2015 e 2016, foi negado pela juíza Andréa Brito, da Vara Cível da Comarca da cidade.


Ao decidir pela não concessão de liminar, a juíza destacou que não há excepcionalidade na contratação e lembrou que, como em anos anteriores, prefeitos entra e saem contratando e demitindo trabalhadores que foram aprovados em concursos provisórios. E também fez questão de dizer essa é uma prática que parece se perpetuar na cidade.


“Compulsando as provas coligidas aos autos, cotejadas com os argumentos formulados pelo demandado, verifico que a improcedência dos pedidos é medida que se impõe. (…) É sabido que a contratação temporária é uma das exceções à obrigatoriedade constitucional do concurso público, estabelecida no art. 37, inciso II, da Constituição Federal”, assinou a juíza.


A juíza da cidade também disse correr no Judiciário outra ação contra o ex-prefeito da cidade, Mano Rufino, que também mantinha esse tipo de contratação como cotidiana. Em ação civil pública, o MPE pedia que ele fosse condenado pela prática e impedido de fazer novos processos simplificados. O processo, contudo, não transitou em julgado ainda.


“Para além disso, o pedido para extrapolar os limites da lei de responsabilidade fiscal feri de morte os princípios constitucionais da moralidade, impessoalidade, legalidade e eficiência, inexistência de discricionariedade administração para violação de princípios e regras constitucionais, limites prudencial e máximo em gastos com pessoal previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal”, completou antes de negar a liminar.


Segundo o prefeito Mazinho Serafim, a decisão não é do entendimento dele, nem da Procuradoria Jurídica de Sena Madureira. “Nem eu entendi essa decisão.  Eu não fiz nenhum pedido de contratação, nem de liminar, então, assim, a gente enão entendeu nada. Mas na semana vamos buscar essas informações”, limitou-se a comentar.


Share
Published by
João Renato Jácome

Recent Posts

MC Daniel surpreende ao dizer que vai deixar as redes sociais

MC Daniel deixou os seguidores preocupados, nesta segunda-feira, 6 de maio, ao contar que vai…

06/05/2024

Motorista do Porsche se entrega à polícia em São Paulo

O empresário Fernando Sastre de Andrade Filho, 24 anos, que dirigia o Porsche no acidente…

06/05/2024

Além de bombeiros e doações, Acre envia cães farejadores ao Rio Grande do Sul

Legenda: Binômio é o termo utilizado para identificar cada bombeiro militar cinotécnico condutor e seu…

06/05/2024

Boninho se preocupa com falta de inscrições para o ‘BBB 25’: ‘Devagar’

O diretor do "Big Brother Brasil", Boninho, se mostrou bem preocupado com as inscrições para…

06/05/2024

Três pessoas já foram presas no Acre este ano em ações contra abuso sexual infantil  

O aumento das operações que combatem armazenamento e consumo de pornografia infantil, deflagradas pela Polícia…

06/05/2024

Adolescente vítima de estupro pelo próprio pai é resgatada no Acre

Uma adolescente de 15 anos que era abusada sexualmente pelo próprio pai há pelo menos…

06/05/2024