O delegado de Brasiléia, Roberto Lucena, foi denunciado pelo Ministério Público do Acre (MP/AC) por pratica de improbidade administrativa. O investigador, entre fevereiro de 2016 e julho de 2017, teria estudado medicina na Universidade Amazônica de Pando no horário em que deveria estar atendendo na delegacia da cidade.
A promotoria de Justiça Criminal da cidade, após recebimento de denúncia, não deixou por menos, e pediu, liminarmente, ao Judiciário, que sejam bloqueados os bens do delegado ao valor de R$ 41 mil, valor proporcional ao recebido por ele no período em que esteve estudando o curso de medicina.
A reportagem do ac24horas tentou falar com o delegado, mas o celular dele não chamou até as 8h25 desta terça-feira, dia 05. O espaço continua aberto para os esclarecimentos do delegado. Até esta manhã, a Secretaria de Polícia Civil não havia se manifestado sobre o caso.
A conduta do delegado, como informou a promotoria, ficou comprovada após realização de diligências, por meio de depoimentos de testemunhas e de documentos que demonstram que o delegado foi aluno da instituição. O Ministério Público chegou a expedir diversos ofícios requisitando a apresentação do delegado para ser interrogado, sem sucesso.
A promotora de Justiça destaca na ação que o delegado “não possui autorização para frequentar o ensino regular” e que “a prestação de serviço em jornada de trabalho dos policiais civis do estado, de acordo com o artigo 164 da Lei Orgânica da Polícia Civil, é de quarenta horas semanais, com o cargos devendo ser exercidos em tempo integral e com dedicação exclusiva por seus ocupantes”.
Diante das constatações, o MPAC requereu liminarmente o bloqueio dos bens do delegado, até o ressarcimento total dos prejuízos causados ao erário, bem como a suspensão dos direitos políticos e proibição de contratar com o poder público e de receber incentivos e benefícios fiscais ou creditícios.
Chega à coluna a denúncia de mortandade de gado no município de Boca do Acre.…
Marcos Paulo Paz de Freitas, de 47 anos, foi agredido a golpes de ripa na…
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…