A Sicoob Credisul fez um balanço das atividades desenvolvidas pela cooperativa de crédito no Acre, Rondônia e Mato Grosso, estados onde está presente fortalecendo a importância do cooperativismo de crédito na região. Apenas em solo acreano, a Sicoob Credisul movimentou pouco mais de R$ 300 milhões.
O evento de prestação de contas ocorreu no Hotel Terra Verde, em Rio Branco, com a presença maciça dos cooperados, entre empresários autônomos e pessoas que tiveram a oportunidade de conseguir crédito sem burocracia e conseguem honrar seu compromisso junto à instituição financeira.
Na Sicoob Credisul, diferente de outras instituições financeiras, os cooperados são conhecidos “não pelo CPF, mas pelo nome”. A relação diferenciada entre colaboradores e cooperados é uma das armas para, a cada dia mais, crescer em bom atendimento e oferecimentos de serviços. Não por acaso o resultado tão expressivo no mercado.
“As cooperativas mais antigas do nosso sistema nasceram aqui no Acre. Aqui estamos com duas agências, e cada uma tem o seu foco: uma com foco no crédito mútuo, e a outra mais focada no empresariado: produtor rural, empresário da cidade. Mas no geral, o foco é por todas as economias, para todos”, explica o presidente da Sicoob Credisul, Ivan Capra.
O presidente, que também dirige a Central Norte, coletivo que reúne 11 cooperativas nos três estados, conta que no vizinho estado de Rondônia, por exemplo, a empresa já participa de 10% da economia local. Demonstração da boa gestão e de ofertas dos melhores serviços sempre atualizados à necessidade dos cooperados.
“Sicoob Norte está muito bem. Somos compostos por onze cooperativas singulares. Fomos a primeira central a conseguir, no Brasil, participação de ‘dois dígitos’ na economia. Ou seja, estamos com mais de 10% dentro da economia do estado de Rondônia. Só no Acre são três opções de cooperativa de crédito: a Sicoob Credisul, o Sicoob Acre, e a Sicoob Uni RBO”, completa.
O Sicoob: cliente é dono
O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) é o maior sistema cooperativista do país, com mais de 3 milhões de associados. Para alcançar a excelência no atendimento, conta com mais de 2 mil pontos de atendimento em 25 estados do território nacional e Distrito Federal. É a sexta maior instituição financeira do país e oferece aos associados um amplo portfólio de produtos e serviços para pessoa física e jurídica.
O Sicoob é composto por cooperativas financeiras singulares, cooperativas centrais, pela Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação), pelo Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob) e empresas especializadas. O Sicoob oferece aos associados vários serviços como conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária e pagamento eletrônico. Tudo isso com uma diferença: na cooperativa, os clientes são os donos e, por isso, participam dos resultados da sua instituição.
As vantagens de ser cooperado
Além de o associado ser um dos donos e poder participar das assembleias com voz ativa, há ainda outras vantagens financeiras e pessoais:
Taxas de juros reduzidas: essas cooperativas oferecem linhas de crédito com taxas de juros mais baixas e, muitas delas, não cobram tarifas por seus serviços (fornecimento de talões, transferências, cadastros); quando cobram, são sempre inferiores às praticadas pelos bancos comerciais.
Rendimentos normalmente superiores aos de mercado: caso o associado tenha uma reserva financeira disponível, poderá aplicá-la na cooperativa sob a forma de depósito a prazo, com rendimentos geralmente superiores aos oferecidos pelo mercado financeiro. Deve ter em vista que a cooperativa goza de isenção tributária, não sendo obrigada ao recolhimento de depósitos compulsórios como os bancos, o que permite uma maior taxa de retorno aos cooperados.
Atendimento diferenciado: o associado é atendido na cooperativa não como um simples cliente, mas como um dos seus donos. E, o mais importante, estará fazendo negócios em uma instituição que lhe devolverá, via rateio das sobras, juros e tarifas pagas a mais do que o devido. Sua parte nas sobras pode ser em dinheiro ou em aquisição de mais cotas-partes, dependendo de decisão da Assembleia. Em caso de perdas, elas podem ser compensadas com resultados futuros. Ainda, se o cooperado quiser se retirar da sociedade, poderá receber o valor de suas cotas-partes.
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…
As dependentes químicas Raquel Feitosa da Silva, de 22 anos, e Patrícia Silva do Carmo,…