Categories: Acre Notícias Política

DEM vai fazer avaliação e poderá definir os nomes para uma chapa de terceira via

Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Após a expectativa frustrada de o pré-candidato ao governo do Acre, o senador Gladson Cameli (PP) apresentar o deputado federal Alan Rick, como o pré-candidato a vice-governador em sua chapa, durante a festa de filiação do deputado federal ao Democratas, que contou inclusive com a presença de lideranças nacionais do partido, os dirigentes do DEM realizam nesta sexta-feira (1o), uma reunião de avaliação para debater a questão e o possível lançamento de uma chapa de terceira via.


O presidente regional do DEM, o ex-prefeito Tião Bocalom, destaca que a reunião de dirigentes servirá para fazer uma avaliação de tudo que está acontecendo no momento em relação a movimentação do tabuleiro político. Questionado haveria possibilidade do DEM lança uma chapa de terceira via, Bocalom disse que “há, talvez não seja agora que será definido isso, porque o Alan está conversando com o Gladson.
É esperar para vê onde vai dar essa conversa deles e depois tomar uma decisão”.


Os dirigentes do DEM acreditam que o capital político do partido não pode ser menosprezado pelo pré-candidato Gladson Cameli. Para eles, a escolha do vice tem que acontecer até o mês de setembro. Eles esperam que a decisão favoreça o Democratas. A direção da legenda destaca que nas eleições 2014, o DEM alcançou 76.218 mil votos, sendo que 37.405 foram conquistados em Rio Branco, município que o candidato da Frente Popular coloca uma certa vantagem sobre Cameli.


Outro ponto destacado pelos democratas é a votação de Tião Bocalom nas eleições de 2012, quando ele obteve 77.417/176.568 no primeiro turno, totalizando 43,9% e no segundo turno, mesmo derrotado alcançou 87.818/178.375, terminando a disputa com 49,2% dos votos válidos, perdendo para o que eles consideram como “a poderosa máquina do PT” por uma diferença de 2.739 votos para o atual prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre. Para os democratas, uma eleição perdida nos detalhes.


A votação obtida pelo deputado federal Alan Rick na capital também é tida como um trunfo para DEM reivindicar a vaga de vice na chapa encabeçada por Gladson Cameli. O parlamentar que abandonou a Frente Popular e assinou ficha de filiação no DEM conquistou uma votação expressiva na capital. Alan Rick terminou a contagem com 15 mil votos em Rio Branco, o que corresponde a 82,7% de sua votação no Estado. Por esse motivo, os democratas acreditam que ele seria o vice ideal para Cameli.


A direção do DEM já estuda um plano B, caso seja mantida a decisão de debater o nome do vice apenas no próximo ano. Acreditando que o presidente do PP, José Bestene prepara uma cartada para apresentar um conselheiro do TCE como pré-candidato a vice-governador, os dirigentes partidários poderão definir nomes para a possível chapa majoritária, que contaria com os nomes de Tião Bocalom, Alan Rick e lideranças políticas dos municípios do interior do Acre.


Share
Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Recent Posts

Cruzeiro do Sul ganhará rotatória no local com maior índice de acidentes

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima e a diretora do Departamento Estadual de…

06/05/2024

Filhos estão preocupados com ‘tristeza constante’ de Hugh Jackman um ano após divórcio

Os filhos do ator Hugh Jackman estão preocupados com a “tristeza constante” do astro da…

06/05/2024

Irmão de Marília Mendonça faz rifa com itens da cantora é criticado e rebate

João Gustavo, irmão da cantora Marília Mendonça, usou suas redes sociais nessa segunda-feira (6), para…

06/05/2024

Bando faz família refém e leva carro de vítimas em Cruzeiro do Sul

O empresário Jorge Luiz foi surpreendido por criminosos armados na manhã desta segunda-feira, 6, quando…

06/05/2024

Câmara de Epitaciolândia sofre pressão para cassar mandato de vereador condenado por corrupção

Após ser afastado da presidência da Câmara Municipal de Epitaciolândia, no ano passado, o vereador…

06/05/2024

Correios no Acre estão fora de campanha em prol do Rio Grande do Sul

Os Correios anunciaram nesta segunda-feira, 6, que vão receber doações às vítimas das chuvas que…

06/05/2024