Menu

Decretada situação de emergência em Rio Branco, Brasiléia e Porto Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governador Sebastião Viana decretou situação de emergência em Rio Branco, Brasiléia e Porto Acre por conta da estiagem severa que tem provocado problemas no abastecimento d’água realizado pelo Departamento de Água e Saneamento (DEAS) principalmente nessas cidades. O rio Acre, que banha as três cidades, registra cota histórica.

“Neste mês de agosto o Rio Acre que banha os municípios de Rio Branco e Brasileia está registrando a segunda menor cota dos últimos 13 anos (…) atingindo níveis mínimos históricos para esta época do ano. Em 2011 e 2016, anos em que foram registradas as menores cotas da serie, nesta mesma data 24/08/2017 o nível registrado na capital foi respectivamente de 1,75m, e 1,57m, atualmente o nível está em 1,91m”, diz o decreto.

Anúncio

A diretora técnica do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), Vera Reis, comentou, em reunião estratégica na Casa Civil do Estado, a atual situação climática na Amazônia, que sofre influências também do Oceano Atlântico. O cenário não é nada positivo. A explicação dela foi veiculada pela Palácio Rio Branco.

Vera explica que o “trimestre agosto, setembro e outubro será bastante seco. Isso é preocupante, pois se observa déficit hídrico e os nossos rios diminuindo seus níveis com maior velocidade e ainda nem se recuperaram da seca de 2016, que foi intensificada pelo efeito [climático] do El Niño”.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.