Categories: Notícias Política

EXCLUSIVO: Peixes da Amazônia é acusada de comercializar produto sem condições de consumo humano

Published by
Thais Farias

A indústria Peixes da Amazônia, localizada no km 32 da BR 364, no município de Senador Guiomard (AC) funciona em regime especial de fiscalização (REF) desde o dia 17 de agosto. A empresa é acusada de comercializar produto sem condições de consumo humano. Em exames de rotina feito por técnicos do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), no Acre, foram detectados presença de salmonella nos lotes de tambaqui, pintado e pirarucu. Segundo o que a reportagem apurou, 18,2 toneladas de peixes foram apreendidos. A medida cautelar imposta pelo MAPA determina ainda, que seja retirado do mercado toda carga de peixes congelados sob o SIF 3077.


LEIA MAIS SOBRE A PEIXES DA AMAZÔNIA:
>Blog do Crica: Peixes da Amazônia poderá ser lacrada
>Prefeito do Quinari ameaça invadir Peixes da Amazônia com fiscais e a polícia
>Fornecedores da Peixes da Amazônia recorrem à Justiça para receber R$ 4 milhões
>Fábio Vaz nega dívida da Peixes da Amazônia no Quinari
>Dívida da Peixes da Amazônia com a prefeitura do Quinari é de R$ 293 mil
>Sebastião conversou com André e garantiu que Peixes da Amazônia vai pagar dívidas


Os fatos – Em três exames de controle de qualidade feitos pelo Ministério da Agricultura do Acre, foram detectados a presença da bactéria.


A reincidência de salmonella na produção, levou o órgão fiscalizador a tomar a medida cautelar com base no artigo 495 do Decreto 9.013/2107, que determina, além da apreensão do produto, a suspensão provisória do processo ou de suas etapas; a coleta de amostras do produto para realização de análises laboratoriais e a retomada do processo de fabricação ou liberação de produtos sob suspeita somente com autorização. Neste caso, o SIF precisa constatar a inexistência ou cessão da presença de salmonela.


A denúncia chegou até o ac24horas através de produtores que prestam serviços à indústria. Eles afirmaram que têm seus produtos retidos na empresa amargando sérios prejuízos. Temendo represálias, pediram para não ser identificados.


Segundo a denúncia, o auto de infração foi lavrado dia 17 de agosto, mesma data do termo de apreensão do produto. Procurado, o Superintendente do MAPA, Luziel Carvalho, confirmou a existência dos laudos, mas não se pronunciou sobre o assunto, afirmando que o processo consta no sistema de fiscalização do órgão, mas os documentos são sigilosos.


Ainda de acordo o MAPA, a empresa não informou e nem apresentou relatórios da busca do produto no mercado estadual. Procurada, a indústria Peixes da Amazônia disse que não comentaria nada sobre o assunto.


A medica cautelar acontece no momento em que o governo do Estado – principal acionista da empresa – comemorava o que classificou de “consolidação da marca Peixes da Amazônia como complexo industrial de piscicultura do Acre”. Segundo a estatal de comunicação do Palácio Rio Branco, a empresa já falava em exportação internacional.


Em 2017, os administradores anunciaram o fornecimento do produto para as lojas Swift e para a rede de fastfood Applebeer’s, em São Paulo, e ainda, a certificação para enviar o pescado para os Estados Unidos. Entre os clientes VIPs da empresa está o grupo Pão de Açúcar para onde a comunicação do governo afirmou que eram comercializadas toneladas de pescado semanalmente.


Providências – Com a medida cautelar imposta pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, a empresa Indústria de Peixes da Amazônia terá que rever toda a sua programação de controle de qualidade e apresentar em caráter de urgência, um Plano de Ação.


A empresa pode produzir e comercializar seus produtos, mas somente com o SIF e a constatação da inexistência ou cessão da presença de salmonella. O laboratório mais próximo para o exame, fica em Cuiabá. Os laudos levam uma semana para conclusão.


Share
Published by
Thais Farias

Recent Posts

Ator com fortuna milionária afirma que não vai dar dinheiro aos filhos “Não vou fazer isso por você”

O ator Jeff Goldblum, 71, contou que não vai deixar dinheiro para os filhos, quando…

02/05/2024

Chefe de gabinete de Joabe é nova secretária de Cuidados com a Cidade

O prefeito Tião Bocalom publicou no Diário Oficial desta quinta-feira, 2, mudanças em cargos importantes…

02/05/2024

Alunos da UFAC acompanham greve dos professores e pedem estatização no RU

Alunos da Universidade Federal do Acre (Ufac) em Rio Branco e em Cruzeiro do Sul…

02/05/2024

11ª edição da Rondônia Rural Show será voltada para tecnologia agrícola e sustentabilidade

A programação da 11ª edição da Rondônia Rural Show (RRS) Internacional foi divulgada pelo Governo…

02/05/2024

Capitão da PM é investigado por envolvimento no assassinato de casal em disputa por terras

O capitão da Polícia Militar Helton John Silva de Souza, de 48 anos, é um…

02/05/2024

Para reduzir número de crianças fora da escola, prefeitura cria Programa de Busca Ativa

Com o objetivo de diminuir o número de crianças fora das escolas na capital acreana,…

02/05/2024