Menu

Narcotráfico foi o principal tema da reunião entre Michel Temer e Sebastião, em Brasília

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O narcotráfico na região da fronteira do Acre foi o tema principal da reunião nesta segunda-feira, 21, em Brasília, entre o presidente da República, Michel Temer, o governador Sebastião Viana, a desembargadora Eva Evangelista, o procurador geral de Justiça do Ministério Público, Osvaldo D’Albuquerque, o secretário de Segurança, Emylson Farias e o prefeito Marcus Viana, além de ministros de Estado do setor de Justiça e Segurança Pública.

Viana fez um relato sobre a crise que o estado enfrenta e a guerra contra o narcotráfico nas regiões de fronteira na Amazônia.

Anúncio

O governador informou que houve uma compromisso do governo Federal de uma ação contundente na fronteira e o aceno para o presídio federal no Acre.

“Estamos aqui com os poderes de Estado e o Ministério Público para tratar sobre o mais grave problema do Brasil que é o narcotráfico na Amazônia. Nós temos um gasto dos estados com segurança pública da ordem de R$ 10 bilhões para este exercício orçamentário, enquanto o custo de orçamento da União para o país está em torno de R$ 8 bilhões, o que mostra que há um problema que sobrecarrega os estados da Amazônia e o Acre que possui mais de 1.800 quilômetros abertos para a passagem quase livre do narcotráfico”, disse o governador.

Osvaldo D’Albuquerque entregou ao presidente Temer um relatório sobre as vulnerabilidades do estado na fronteira reforçando a necessidade imediata de uma ação prática no combate ao tráfico.

“Entregamos ao presidente o relatório feito pelo nosso Núcleo de Apoio Técnico, referente a um estudo realizado pelo observatório de análise criminal do MPAC, voltado às vulnerabilidades das fronteiras. Esse estudo reforça os argumentos de que temos um problema sério relacionado ao tráfico de drogas, e traça um diagnóstico relacionado a estes problemas e seus impactos no crescimento das organizações criminosas no Acre”, informou procurador-geral.

O secretário de Segurança, Emylson Farias, falou da importância da união contra “a criminalidade a partir do olhar do Exército, das forças de segurança da União e das forças de segurança do Estado do Acre”.

O Tribunal de Justiça, de acordo com a desembargadora Eva Evangelista, está preocupado com o tráfico de drogas, o primeiro de uma série de outros crimes.

“Porque o tráfico traz fundamentalmente a violência como um todo, onde nós temos na classificação de processos em primeiro lugar o tráfico, depois roubos, furtos e violência doméstica. Ou seja, todos os crimes que vem em segundo, terceiro e quarto grau estão interligados à questão do tráfico de drogas”, disse.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.