Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco se manifestou por meio de nota na tarde desta segunda-feira, 14, sobre a situação da paciente Maria Tailine da Silva Marques, que está internada na unidade desde a quinta-feira da semana passada após ser atingida com um tiro nas costas durante uma tentativa de assalto, no Centro da capital.
A nota foi emitida após a repercussão da reportagem de ac24horas veiculada nesta segunda-feira informando um apelo de Edilson Jansen, o esposo de Taline, que pede via Facebook ajuda financeira para que ela viaje a Brasília para fazer uma cirurgia na coluna.
A nota informa que “em razão da condição da paciente, do ponto de vista neurológico não há nenhuma chance de recuperação por meio de um procedimento cirúrgico. Pelo contrário, não existem benefícios que justifiquem os riscos de uma cirurgia”.
Leia a nota explicativa
Em relação a paciente Maria Tailine da Silva Marques, o Hospital de Urgência e Emergências de Rio Branco (Huerb), esclarece que a referida paciente, desde que entrou na unidade, tem tido o melhor atendimento possível, tendo seus profissionais oferecido todos os procedimentos indicados para o caso.
Tailine tem um projétil alojado em sua coluna torácica, que provocou uma pequena lesão óssea e uma grande lesão medular. Por causa dessa lesão medular, a paciente encontra-se paraplégica.
O projétil ocupa 90% do canal medular. Em razão da condição da paciente, do ponto de vista neurológico não há nenhuma chance de recuperação por meio de um procedimento cirúrgico. Pelo contrário, não existem benefícios que justifiquem os riscos de uma cirurgia.
Um procedimento cirúrgico, devido a gravidade da lesão, não traria benefício neurológico e colocaria em risco a vida da paciente.
Outro risco à paciente é a possibilidade de infecção (fistula liquótica) que com um procedimento cirúrgico alcança 80% de probabilidade.
O Huerb ressalta ainda que o Estado do Acre tem todas as condições de oferecer o tratamento adequado e padrão para paciente. Neste caso, a indicação, a partir de agora, é o tratamento por meio de fisioterapia.
Por fim, a Secretaria Estadual de Saúde se solidariza com os familiares e amigos de Maria Tailine da Silva Marques neste doloroso momento e reforça o compromisso de oferecer sempre o melhor e mais humano atendimento em saúde.
Rio Branco, 14 de agosto de 2017.
Dra. Tammy Sabóia – Neurociurgiã
Dr. Fabrício Lemos – Diretor Geral do Hospital de Urgências e Emergências de Rio Branco.
Gemil de Abreu Júnior – Secretário Estadual de Saúde