Menu

Saúde de RB deixa de realizar mais de 10 tipos de exames de sangue; Secretaria explica

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Usuários dos serviços de saúde de Rio Branco estão revoltados com a não realização de exames de sangue por parte do município. Apenas no centro Barral y Barral, na Estação Experimental, mais de 10 tipos de exame de sangue, entre eles os de hormônios, não estão sendo emitidos. O motivo seria a falta de reagentes para feitura dos exames.
José Ferreira, de 42 anos, é um dos pacientes que peregrinam em busca de conseguir fazer um exame. Ele diz que já precisou ir a três unidades de saúde, e que, em nenhuma delas, incluindo o Barral y Barral, conseguiu êxito na busca. Além disso, o servidor público já buscou hospitais do estado para tentar o procedimento. Também não conseguiu.

“Eles mandam a gente de um lado para o outro. Já fui no Lacen, no Taquari, na Baixada, e nada. Agora, eu vim aqui no Barral e ninguém faz também. Disseram que a prefeitura não está comprando os reagentes dos exames. Eu corro o risco de estar com câncer na tireoide e não consigo fazer os exames. Não tenho como pagar, senão pagaria”, relata Ferreira.

Anúncio

A policlínica, reinaugurada pelo prefeito Marcus Viana (PT) há alguns meses, deveria se tornar referência em atendimento para a população rio-branquense, mas a realidade é outra. Além da falta de médicos, faltam até exames essenciais aos diagnósticos dos pacientes. Uma funcionária disse que não há previsão para a volta das emissões.
“Enquanto não comprarem reagente, a gente não vai ter como fazer. O laboratório não pode fazer milagre. O pessoal da Semsa e do prefeito vem aqui, mas ninguém faz nada. Tem gente que vem do Bujari para cá, e não consegue fazer exame. Tem gente até de Porto Acre. O SUS é público, e ninguém pode ser impedido. Tem muita gente que dá até pena de ver voltando para a zona rural sem o exame”, comenta.

Na lista, segundo apurou ac24horas, estão os seguintes exames: Estradiol; FSH, LH, Progesterona, T4 Livre, THS, Prolactina, Testosterona, Anti-TPO, Ferritina, Magnésio, Amilase, Lipase e GGT. E nos próximos dias, outros exames também podem parar se ser realizados pelo laboratório, deixando, portanto, à população à espera da saúde estadual ou dos laboratórios particulares.

O que diz a Secretaria Municipal de Saúde

Ao ac24horas, a Secretaria de Saúde do Município de Rio Branco informou que a suspensão hoje (sexta-feira, 11) na coleta de alguns itens, deu-se em decorrência do aumento da demanda que passou de 70 mil para  106 mil análises por mês gerando um acréscimo acima de 50%.  A Secretaria informou ainda que “está sendo providenciado os insumos necessários para que na próxima semana esteja com o serviço regularizado”.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.