Menu

Secretaria de Saúde do Acre registra o 24º transplante de fígado em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Acre registrou nesta quarta-feira, dia 2, o 24º transplante de fígado. Um paciente de 52 anos, vítima de cirrose hepática, residente em Epitaciolândia, foi quem recebeu o fígado doado pela Central de Transplantes do Estado de Goiás. O transplantado aguardava há seis meses pelo novo órgão e se recupera bem do procedimento.

Superando as dificuldades e a difícil logística, hoje o Acre é um dos estados que mais realiza transplante de fígado em todo o país, ficando atrás apenas do Distrito Federal, segundo o ranking nacional de transplantes. O nome do paciente não foi divulgado pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre).

Anúncio

“Temos nos empenhado para que o Acre continue avançando e seja referência para outros estados. A política de transplante é uma realidade sólida no Acre. Infelizmente, o principal obstáculo para a efetivação de doação de órgãos ainda é a recusa familiar”, destaca a coordenadora da Central de Transplantes do Hospital das Clínicas, Regiane Ferrari.

Atualmente, segundo a Sesacre, existem cerca de 50 pacientes na fila de transplante. As causas mais comuns de indicação para realização do transplante de fígado são a hepatite C crônica e a doença hepática alcoólica, o que corresponde a 40% do total de candidatos adultos que aguardam pelo procedimento.

No cenário da doação de órgãos e tecidos, o Brasil se destaca no contexto mundial, principalmente por ter o maior sistema público de transplante do mundo. Segundo o Ministério da Saúde, 95% dos procedimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.