O Brasil registra uma morte suicida a cada 45 minutos. No Mundo, cerca de 800 mil pessoas se suicidam por ano, o que corresponde a uma morte a cada 40 segundos. E o mais triste é que 90% dos casos poderiam ter sido evitados. Os dados são da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A “estatística do suicídio” em Rio Branco, Capital do Acre, onde reside 50% da população do estado, é preocupante e tem ficado ainda mais aguda desde 2012, quando houve um aumento numérico de 66,7% em relação ao ano anterior, 2011. E tem sido assim desde então.
Quando observada a série histórica iniciada em 2000, é possível ver um aumento global de 42,9% nos casos de morte voluntária, isso observando as tentativas e, em alguns dos casos, a morte confirmada. E os números falam apenas de Rio Branco, sem citados registrados no interior.
Em média, a Capital acreana registrava naquele período sete mortes por ano. Algumas dessas se tornam públicas, outras, contudo, não saem do átrio familiar, já que a repercussão desse tipo de morte gera polêmica, não apenas pelo fato em si, bastante negativo, mas pelas circunstâncias que levaram a um ato sem volta.
Entre os anos de 2013 e 2014, foram registradas 215 ocorrências de tentativa de suicídio no Huerb, das quais 142 eram pacientes do sexo feminino. O Instituto Médico Legal (IML) registrou no mesmo período, 66 óbitos. Desses, 57 homens e nove mulheres.
Mas os números não param de subir. Para se ter noção do quadro -que é social e politicamente preocupante- no ano seguinte a tabela saiu de 215 ocorrências para 500 casos em apenas seis meses. E ainda havia outros seis mais à frente. Um total, de 32 suicídios entraram no obituário naquele ano.
Marcos Paulo Paz de Freitas, de 47 anos, foi agredido a golpes de ripa na…
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…