Menu

Procuradoria Geral de Justiça institui projeto Galera do Bem como ação estratégica do MPAC

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, Instituiu por meio do Ato nº. 97/2017, publicado no diário eletrônico desta quarta-feira, 19, o projeto Galera do Bem como ação estratégica do MPAC. O projeto trabalha o desenvolvimento e a proteção integral do adolescente em cumprimento de medidas socioeducativas, no município de Sena Madureira.

Coordenado pela Promotora de Justiça Cível, Patrícia Paula dos Santos, o Galera do Bem já ganhou forte protagonismo e tem como público alvo, crianças e adolescentes que praticaram atos infracionais e estão sob a tutela do Estado. O projeto está estruturado e organizado em cinco áreas de resultados, as quais envolve representação familiar e de órgãos de proteção à criança e do adolescente.

Anúncio

O objetivo principal é garantir a redução da violência por meio de incentivo educacional e cultural entre jovens que estão em situação de risco social e vulnerabilidade. Desta forma, são promovidas atividades regulares de educação e formação, assistenciais, de saúde, esportivas, culturais e do primeiro emprego, sendo esta última uma forma de auxiliar no cumprimento das medidas socioeducativas.

Requisitos

O projeto exige dos participantes, além de frequência diária na escola e no estágio, participação mensal nos encontros “Conselho no meu bairro”, com o Conselho Tutelar, “Encontro social com a família” e “Avaliação social da família”, com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Terapia de grupo, quinzenalmente com o NASF. Além disso, os participantes também se envolvem em atividades como o Cine Pipoca, Gincana do Bem, atividades esportivas do projeto “Viva meu bairro”, entre outras.

O projeto é realizado em parceria com o CREAS, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Secretaria Municipal de Esporte e Cultura, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Prefeitura Municipal de Sena Madureira, Conselho Tutelar, Núcleo da Secretaria de Estado de Educação e Esportes (SEE), Secretaria Municipal de Saúde, Tribunal de Justiça do Estado do Acre – Comarca de Sena Madureira – Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), além das escolas Dom Júlio Mattioli, Raimundo Magalhães, Fontenele de Castro, Instituto Santa Juliana e Assis Vasconcelos.


Iniciativas do MPAC para a ressocialização

Além do Galera do Bem, o MPAC efetivou mais recentemente uma parceria com Ministério Público do Trabalho (MPT) que pretende auxiliar empresas de médio e grande porte do estado, no cumprimento da Lei da Aprendizagem, que determina a criação de vagas de aprendizagem para jovens entre 14 e 24 anos. A ideia é direcionar parte dessas vagas para adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Numa outra parceria com o Instituto Socioeducativo do Estado (ISE), o MPAC também avança na instituição de um projeto que visa a inclusão de jovens e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. A parceria resultará na seleção de 20 jovens e adolescentes que serão encaminhados para estágio no MPAC, com bolsas remuneradas e não remuneradas.

“Por meio desses projetos, o MPAC atua para que estes adolescentes possam trabalhar e vislumbrar um futuro melhor. A ressocialização é um desafio, mas boas práticas como essas garantem resultados importantes e, sobretudo, o acesso aos direitos fundamentais assegurados pela Constituição”, destacou o procurador-geral.

Dircom MPAC

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.