A Universidade Federal do Acre (Ufac) abriu nesta segunda-feira, 17, a 10ª Semana de Ciências Sociais. O evento, que ocorre no Teatro Universitário e no Centro de Convenções, vai até o dia 21, sexta-feira e contará com debates, palestras, minicursos e apresentações culturais.
Com o tema ‘’A não modernidade e as ciências sociais’’, o evento é aberto ao público, sobretudo, às pessoas ligadas ao ativismo cultural e político. De acordo com os organizadores, o objetivo do evento é fomentar debates sobre educação, cultura, justiça social, democracia, liberdade, diversidade, inclusão, política, tolerância, sexualidade, segurança, comportamento, trabalho, ética e direitos humanos, interpretando relatos e identificando fatos com base em múltiplas referências práticas, teóricas e metodológicas.
Segundo o doutor em antropologia política, professor Leonardo Lessin, coordenador da semana, o evento vai proporcionar um diálogo acadêmico, com a quebra de fronteiras entre os conhecimentos tradicionais e as produções de novos saberes, democratizando o espaço universitário. ” Quando falamos em modernidade, estamos falando em reconhecimento da diversidade social, das particularidades, sobretudo das minorias que sofrem com a violência consequência da exclusão. Como negros, mulheres, indígenas, comunidade LGBT”, afirma o professor. ” Cada um tem sua demanda especifica e é preciso que o estado reconheça essas minorias, para poder promover uma política de inclusão social”.
Para o professor, é importante que a academia reconheça o valor de outros saberes que não apenas o científico. “Estamos tratando com essas pessoas não necessariamente acadêmicas, mas que a instituição tem que reconhecer. A universidade de portas abertas para receber a sociedade, justamente com a função pedagógica e política de estar mostrando que existem direitos e é importante as pessoas saberem disso e lutarem por eles. ” conclui Lessin.
A abertura da 10ª Semana de Ciências Sociais acontecerá no Teatro Universitário a partir das 19h. O credenciamento será realizado, à tarde, no centro de convenções. Para maiores informações acesse a página do facebook do evento
Zezé Di Camargo, 62, e Graciele Lacerda, 44, comemoraram a chegada de Clara, primeira filha…
Gusttavo Lima se manifestou, nesta terça-feira (24/12), após receber alta hospitalar. O cantor ficou internado…
O Dia de Natal, nesta quarta-feira (25), promete agitar o entretenimento em Rio Branco com…
Policiais penais agiram rapidamente e impediram a fuga de três detentos que haviam cerrado o…
À medida que a disputa presidencial de 2026 começa a tomar forma, o Brasil se…
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, compartilhou sua última mensagem de Natal como presidente…