Categories: Cidades Notícias

Promotor ouve demandas de posseiros na reserva Chico Mendes, em Xapuri

Por
Da redação ac24horas

O promotor Vinícius Menandro Evangelista, titular da Promotoria Especializada de Conflitos Agrários, reuniu-se no final da semana passada com posseiros na Reserva Extrativista Chico Mendes, para ouvir suas reivindicações e conhecer as áreas rurais cujas demandas judiciais estão em tramitação na comarca de Xapuri. A região vive uma disputa pela posse de terras entre posseiros e alguns fazendeiros.


No início deste mês representantes sindicais de Xapuri, acompanhados por deputados estaduais e lideranças do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), procuraram o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) e pediram a interveniência da instituição no sentido de mediar situações jurídicas relacionadas a conflitos agrários e ações de reintegração de posse em áreas limítrofes à Reserva Extrativista Chico Mendes.


Na ocasião eles foram recebidos pelo procurador-geral de justiça, Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, que submeteu o caso à Promotoria Especializada de Conflitos Agrários. Presente ao encontro, Vinícius Evangelista assegurou na oportunidade que daria toda a procedência necessária ao caso, com o acompanhamento in loco da situação.


“Vamos estudar todos os processos e as questões jurídicas envolvidas. Eu irei pessoalmente conhecer a área onde está ocorrendo a situação conflituosa”, garantiu na ocasião o promotor de Justiça, que neste final de semana se deslocou até à área em conflito para ouvir os posseiros e analisar a situação, para então dar encaminhamento às ações que o caso requer.


Entenda o caso

Na visita feita ao MPAC os deputados estaduais, Lourival Marques, Daniel Zen, Leila Galvão e Antônio Pedro relataram que alguns fazendeiros estão reivindicando áreas ocupadas há mais de 30 anos por posseiros próximos à Reserva Extrativista Chico Mendes. A alegação é de que esses posseiros, antigos na região, são na verdade invasores de suas áreas de fazenda. Em razão disso, uma decisão judicial em caráter liminar favorável aos fazendeiros chegou a ser expedida.


“Viemos pedir o apoio do MPAC para que junto à Assembleia Legislativa [do Estado do Acre], o Tribunal de Justiça [do Estado do Acre] e os Sindicatos Rurais, nós possamos chegar a um entendimento em relação a esses conflitos agrários, pois não queremos ter em 2017 uma instabilidade do setor, como a que ocorreu há 30 anos no estado”, disse o presidente da Comissão de Legislação Agrária da Aleac, deputado estadual Lourival Marques.


Share
Por
Da redação ac24horas

Últimas Notícias

  • Acre

Mais de 20 presos tentam fugir do presídio de Cruzeiro do Sul no natal

Neste dia de Natal, 25, em Cruzeiro do Sul, 21 presos estavam se preparando para…

25/12/2024
  • Acre

Friale anuncia chegada de onda polar no Natal com temperaturas amenas no Acre

O pesquisador Davi Friale utilizou seu perfil no Instagram nesta quarta-feira, 25, para anunciar a…

25/12/2024
  • Destaque 3

Ação “Papai Noel nos Bairros” leva ceia e presentes para famílias carentes da capital

A magia do Natal ganhou um novo significado para dezenas de famílias em situação de…

25/12/2024
  • Acre

Independência e Humaitá terão novos adversários na Copa Verde

Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…

25/12/2024
  • Acre
  • Política

Bocalom deseja Feliz Natal enquanto lava louça ao lado da noiva Kellen Nunes

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), utilizou seu perfil no Instagram para compartilhar…

25/12/2024
  • Juruá

Governo monitora situação do Rio Juruá durante período de chuvas intensas

A Defesa Civil estadual já ativou um plano de contingência para reduzir os impactos à…

25/12/2024