Menu

Flaviano pede providências ao Ministério da Defesa para índios não cortarem a energia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O deputado federal Flaviano Melo (PMDB), telefonou para o ministro da Defesa, Raul Jungman, nesta segunda,17, para relatar o anúncio da tomada, pelos índios Kaxarari, de duas torres de energia elétrica em Extrema(RO). Elas são responsáveis pelo fornecimento de energia elétrica ao Acre e ficam na terra dos Kaxararis, que ameaçam derrubá-las, na próxima quinta, 20, devido a um conflito com o Governo de Rondônia.


No ultimato feito pelos índios, os caciques prometem levar cerca de 300 kaxararis para derrubarem as torres em protesto a falta de energia elétrica, educação, saúde e estradas, para as seis aldeias da reserva, situadas na Ponta do Abunã. Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) já estão de prontidão para evitar qualquer intervenção dos índios também na BR-364.

Publicidade

Resposta do ministro

O ministro da Defesa agradeceu a informação e disse que vai se inteirar da situação e manter o deputado Flaviano informado das medidas a serem tomadas. Jugman fez questão ainda de dizer que o Ministério da Defesa está à inteira disposição de Flaviano para qualquer solicitação. Além do contato telefônico, Flaviano oficializou o relato da situação através de ofício. De acordo com o parlamentar, são necessárias medidas urgentes para impedir a tomada das torres. “A interrupção de energia elétrica ao Acre traria prejuízos imateriais incalculáveis em áreas como a saúde, a educação e a segurança, sem contar os prejuízos materiais ao comércio e as residências,” afirmou Flaviano Melo.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido