Categories: Blog do Crica Notícias Política

Toinha Vieira e Marcus Alexandre, uma aliança sacramentada

Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

A coluna tem a informação que a ex-prefeita Toinha Vieira (PSDB) fechou um acordo para apoiar o prefeito Marcus Alexandre para o governo, caso seja o escolhido pela FPA para disputar o cargo em 2018. Todas tentativas de dirigentes da oposição para demovê-la da idéia fracassaram. Por este apoio acertou que, em troca Marcus sendo eleito governador, este lhe apoiaria na próxima disputa da prefeitura de Sena Madureira. A informação foi passada ontem pelo ex-deputado Gilberto Diniz, que ouviu da própria Toinha (foto) a declaração. Mas isso não implicará em ela e seu grupo deixar o PSDB para entrar na oposição, que pretende continuar no partido e ajudar a candidatura a senador do deputado federal Major Rocha (PSDB). Não seria a primeira vez que tucanos e petistas estariam juntos, o PSDB já fez coligação com o PT, que redundou na chapa Jorge Viana (PT) para prefeito e Regina Lino (PSDB) para vice.


Repetindo a dose
Assim poderemos ter com a Toinha Vieira na próxima eleição, em Sena Madureira, uma situação atípica com a repetição de alguém metade tucana e metade petista.


Nazaré continua candidata ao governo
Sobre nota de ontem da coluna em nenhum momento do texto tem que a vice-governadora Nazaré Araújo desistiu da pré-candidatura ao governo. Basta ler. O que houve é que eu faço a coluna e envio, mas a chamada e a manchete são feitas pelo editor do AC24horas, que se equivocou ao colocar uma manchete que nada tem a ver com o texto. Um erro sem maldade.  Fica feito o devido esclarecimento: a vice-governadora Nazaré Araújo continua mais do que nunca bela, doce e pré-candidata ao governo. E em momento algum escrevi algo ao contrário. Está reposta a verdade e com pedido de desculpas.


Confronto inevitável
Numa campanha os ânimos sempre estão alterados, não há quem consiga compatibilizar duas candidaturas a um mesmo o cargo, na mesma chapa, do mesmo grupo político. É o caso do ex-prefeito Vagner Sales e sua filha deputada Jéssica Sales (PMDB) e o prefeito Ilderlei Cordeiro com o tio Rudiley Estrela, também disputando a Câmara Federal. As rusgas serão inevitáveis.


Um nome alternativo?
Nada resolvido até o fechamento da coluna sobre a ocupação da presidência regional do PSDB, desde que o deputado federal Major Rocha (PSDB) foi destituído. Aliados do ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB) apostam que Rocha não volta e será escolhido um nome isento.


Não aceita nem conversar
O deputado federal Major Rocha (PSDB) não aceita nem conversar sobre uma gestão política compartilhada do partido com o grupo do ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB).


Não abre mão
O Pastor da Igreja Batista do Bosque, Agostinho Gonçalves, deverá apoiar Gemil Junior para deputado estadual, Alan Rick a deputado federal e o candidato do PT a governador. Agostinho não abre mão de estar ao lado do governador Tião Viana na campanha do próximo ano.


Plenária do alto acre
O PT, que já fez uma plenária com os seus quatro pré- candidatos a governador no Juruá deverá repetir a dose no Alto Acre, reunindo a militância dos municípios da região, em Brasiléia, para ouvir o Daniel Zen, Nazaré Araújo, Emylson Farias e Marcus Alexandre.


Prepare para mexer na poupança
O ex-deputado Edvaldo Sousa, que já foi escaldado, era para ter medo de água fria. Cometeu o erro de fazer a campanha da reeleição só na base do 0800. Na semana que antecedeu a eleição um arrastão de compra de votos detonou as suas bases, que eram na periferia. Foi derrotado. Quer ser candidato de novo? Esqueça o romantismo e prepare uma boa grana.


Zen continua com a candidatura embalada
O pré-candidato ao governo, deputado Daniel Zen (PT), não ficou só no louro do sucesso da reunião que lotou o Teatrão. Tem feito reuniões periódicas, ontem foi a vez de debater com a militância de Senador Guiomard. Zen é uma das gratas revelações políticas desta nova safra. Além de que, ele tem experiência administrativa, foi um bom secretário de Estado


Com o PT ou contra o PT
Votar pela saída do Temer é votar com a tese do PT. Não existe o chamado meio termo e nem esta história de amor pelo Brasil, a favor das provas e etc, porque este jogo é um jogo político.


Um ponto positivo
O PT, como partido, tem um ponto positivo, o de não abandonar um companheiro, mesmo tendo contra ele vários indícios de ilegalidades. É só ver como exemplo a defesa do Lula. A maioria do PSDB não tem esta fidelidade: é o barco fazer uma fresta e todos pulam logo fora.


Delírio de malária
Os acometidos de malária costumam delirar quando a febre fica alta. É o mesmo delírio imaginar que, o prefeito Marcus Alexandre sairá do PT para disputar o governo por outro partido. Mesmo porque não existe motivo, como o de estar sendo perseguido pelo PT.


Reservo-me ao direito
Por qual razão não acredito que os dirigentes dos partidos nanicos não abrirão mão de indicar os suplentes das chapas do Senado? É muito simples: todos têm cargos no governo e na prefeitura da Capital. Quem tem este tipo de dependência fica sem força de impor nada.


Campanha feroz
O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) está numa campanha feroz para deputado federal, mas a continuidade da sua candidatura está umbilicalmente ligada ao deputado federal Major Rocha (PSDB). Se o Rocha disputar o Senado continua, caso contrário Gonzaga não leva avante, porque o Rocha disputaria a reeleição e ambos são do mesmo grupo.


Começa preocupar
A administração do prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos, começa a preocupar a cúpula do PT, porque não consegue decolar a gestão. Será preciso de um belo empurrão do governo.


Ataque ao Estado de Direito
Caso se confirme que, o incêndio no prédio do Ministério Público na Cidade do Povo foi criminoso será um fato gravíssimo, porque neste caso se tratará de um ataque ao Estado de Direito e à instituição MP. A Cidade do Povo é uma das regiões mais violentas da Capital.


Mero jogo de cena
Não acredito que o deputado federal Alan Rick deverá levar muito à frente esta história de ser candidato ao governo. Não passa um manjado jogo de cena. Vai disputar mesmo a reeleição.


Só um acidente de percurso
Não há hoje clima na oposição para mais de uma candidatura. E não creio que alguém vá se aventurar, embora seja um direito um partido postular um cargo majoritário. O senador Gladson Cameli (PP) só não será candidato único da oposição por um acidente de percurso.


Fora da disputa
O deputado Gehlen Diniz(PP) sempre sonhou com um mandato de deputado federal, mas não será ainda em 2018 que tentará se viabilizar. Não tem estrutura. Será mesmo candidato à uma reeleição. Aliás, é um dos nossos melhores parlamentares estaduais pela oposição.


CPI de que?
Estão saindo decisões de ressarcimentos financeiros ás vítimas do processo sobre o escândalo da “Cidade do Povo”. Em que colaboraria a “CPI da SEHAB”, neste momento? É a pergunta.


Um nome competitivo
O deputado Nelson Sales acertou ao entrar no PP. O partido, que terá o candidato a governador, não tem um deputado federal, um bom motivo para ser o candidato prioritário da sigla. Em Sena Madureira será bem votado, mas para se eleger tem que ampliar em outros municípios. Será um candidato competitivo e não apenas para fazer número. Sabe se mexer.


Pesquisas definirão
As duas próximas pesquisas que o PT encomendará para o governo terão um peso fundamental na escolha do candidato do partido para suceder o Tião Viana. Servirão para nortear a decisão do governador que, é quem comandará a campanha majoritária.


Continua prestigiado
O deputado federal Alan Rick (DEM) saiu da FPA e nem por isso sofreu um bombardeio de críticas, como seria o normal neste tipo de caso. A coluna tem informação que, a determinação para não bater no Alan veio do andar de cima do PT. Foi isso ou não, está sendo poupado.


Peso fundamental
O peso político da Igreja Universal como nunca estará à prova na eleição de deputado federal no próximo ano, como com a candidatura do vereador e Pastor Manuel (PRB). Na eleição passada teve um peso decisivo na eleição do Alan Rick à Câmara Federal. Alan agradeceu dando as costas. Marcus terá um bom coordenador de campanha, o Diego Rodrigues, muito habilidoso.


Perdeu o seu sentido
Vamos caminhando para o recesso parlamentar e a CPI da SEHAB não deu um passo concreto. Com o processo sobre o chamado escândalo da venda de casas do programa Minha Casa, Minha Vida em pleno andamento, já saindo as primeiras decisões sobre os envolvidos, a CPI, pela demora, pela omissão, praticamente perdeu o sentido de existir. Fizeram um carnaval para que fosse implantada, chegaram até a entrar com um Mandado de Segurança na justiça, já que a sua criação tinha sido barrada pela base do governo. Com que sentido? Para ter um fim melancólico? Mais uma CPi a terminar em pizza. O que não será a primeira e nem a última vez.


 


Share
Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

Recent Posts

Joia marca nos acréscimos, e Palmeiras tem virada heroica sobre o Del Valle

O Palmeiras conquistou uma virada histórica contra o Independiente del Valle por 3 a 2 noite de…

24/04/2024

Com gols brasileiros, Flamengo é derrotado pelo Bolívar na altitude de La Paz

Com uma escalação diferente e alternativa, o Flamengo foi derrotado pelo Bolívar, em La Paz,…

24/04/2024

Quem é Isabel Veloso, influencer de 17 anos que precisou provar que está com câncer

Isabel Veloso, influencer de 17 anos, com 2,5 milhões de seguidores no Instagram, se casou na última…

24/04/2024

Athletico resolve no 1º tempo, vence Danubio e é líder na Sul-Americana

O Athletico venceu o Danubio por 1 a 0 nesta quarta (24) na Copa Sul-Americana.…

24/04/2024

Botafogo vence Universitario e vê luz na Libertadores mesmo na lanterna

O Botafogo voltou do intervalo inspirado e venceu o Univesitario-PER por 3 a 1 no…

24/04/2024

Idosos do Lar dos Vicentinos recebem novo RG, CPF e certidão de nascimento

O Instituto de Identificação da Polícia Civil do Acre realizou nesta quarta-feira (24), uma ação…

24/04/2024