Categories: Blog do Crica Notícias Política

Não funciona como num passe de mágica

Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

Na Câmara Municipal de Rio Branco, os vereadores Roberto Duarte (PMDB) e N. Lima (DEM) pediram a destituição do secretário de Segurança, Emylson Farias (foto), com o argumento do aumento da violência, com sete mortos e vários feridos nos dois últimos dias. Na Assembléia Legislativa os deputados Jairo Carvalho (PSD) e Gehlen Diniz (PP) engrossaram as críticas e também defenderam a troca do secretário Emylson. Se uma simples troca de nome fosse resolver de vez esta questão, eu estaria endossando estas posições. Mas a coisa não funciona assim, como num passe de mágica. O problema não é tão simples que possa ser resolvido com a mudança do secretário, a quem não se pode acusar de ser omisso. Concordo que a violência chegou a um patamar insustentável, com o terror implantado na cidade. Isso é ponto pacífico. É chegada sim a hora de se fazer uma grande operação para tirar das ruas quem está comandando a matança, inclusive, com pedido de auxílio do Exército e Polícia Federal, se for o caso. Já aconteceu em outras ocasiões com sucesso e várias prisões. Se for feita uma comparação com o antigo “esquadrão da morte”, este não passa de um grupo de batedores de carteiras se for comparada a violência daquela época com a de agora. A polícia tem que estar mais presente nos bairros. O Emylson (foto) tem hoje estrutura para dar uma varrida na cidade e tem que formar urgente um gabinete para enfrentar esta crise que a todos apavora. E já!


Queixa generalizada
Conversando ontem com um amigo da polícia este revelou que há uma desesperança no meio policial com a soltura de marginais que foram presos em ações e que são soltos nas chamadas “Audiências de Custódia”. “No outro dia os encontramos rindo das nossas caras”, completou. E fez uma afirmação grave: “a maioria dos que estão nas ruas tocando o terror passaram por “Audiências de Custódia” e foram soltos”. Embora o Juiz cumpra a lei nestes casos, não esteja sendo bonachão, é uma situação que desestimula as forças de segurança. É o que ouço constantemente no meio policial. E é uma realidade!


Lei pode ser mudada
A bancada federal acreana dará uma melhor colaborada com os meios policiais apresentando uma lei acabando ou tornando extremamente rígidas as regras das “Audiências de Custódia”. Não vai resolver a questão da violência, mas servirá para tirar mais bandidos das ruas.


Candidato a estadual
Quem andou ontem pela ALEAC foi o ex-deputado Walter Prado, que deve ser candidato a deputado por um dos partidos da oposição. Prado não disputou a reeleição e escapou de embarcar na fragorosa derrota dos parlamentares estaduais que eram filiados ao PEN


Só o senado tem este poder
O ministro do STF, Marco Aurélio, só cumpriu a Constituição Federal, ao restituir o seu mandato de senador. Somente o Senado tem o poder de lhe cassar o mandato. Não houve nenhum privilégio. Cumpriu-se a lei. Ou então mudem a Constituição Federal.


Um espaço a ser ocupado
O Alto Acre ficou carente de uma grande liderança da oposição com os atributos de articulação do ex-prefeito Aldemir Lopes, depois que este saiu de cena por problemas jurídicos. Com a sua atuação nos primeiros passos no mandato, produtiva, o vereador Valadares Neto (PMDB), se for mais incisivo nas cobranças das ações municipais, poderá ser esta liderança. Depende dele.


Nada que lhe desabone
Não há nada ainda que desabone a conduta política da prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, que até aqui tem sido boa gestora, mas nota-se também que a oposição não tem sido mais incisiva nas cobranças, lhe tem deixada solta, e o papel da oposição é o de cobrar sempre.


Fica sem confundindo
Porque se não há uma cobrança rígida e constante de quem ocupa uma prefeitura por parte da oposição, esta oposição acaba sendo confundida com a base do gestor municipal. Um bom exemplo de oposição é o da Câmara Municipal de Rio Branco, que não refresca a PMRB.


Café da manhã
O deputado Daniel Zen (PT), um dos pré-candidatos ao governo pela FPA, oferece hoje um café da manhã para a imprensa no Mercado do Bosque. Vai falar sobre a sua decisão de aceitar disputar o governo e se colocar à disposição para os questionamentos. Uma boa pauta política.


Se mexendo bem
O que se pode dizer do deputado Daniel Zen (PT) é que é um dos pré-candidatos ao governo que tem procurado ocupar espaços de maneira mais incisiva e se projetar além dos muros do PT. Zen é uma das gratas revelações da nova safra de políticos formados nos quadros do PT.


Tudo como antes
Até o fechamento da coluna não tinha saído a decisão sobre quem ocupará a presidência regional do PSDB, vaga desde que o deputado federal Major Rocha (PSDB) foi destituído.


Anote
Caso o deputado federal Major Rocha (PSDB) seja reconduzido à presidência do PSDB, não deixará nenhum aliado do ex-presidente Márcio Bittar em cargo de mando no diretório regional. Descarta qualquer conversa com Bittar para uma gestão partilhada do PSDB.


O “coronel” está no jogo
Chega mensagem do ex-prefeito Vagner Sales, o “Coronel do Juruá”, dizendo que, a sua candidatura está mais firme do que nunca e que passou a semana em Brasília discutindo o apoio da cúpula peemedebista à sua candidatura ao Senado, que é para valer.


Só parar com a vitória
Vagner Sales disse ainda que, está se programando para quando começar a campanha só parar na vitória. Deverá centrar a sua campanha em redutos fora do Juruá, para massificar a sua imagem. Os municípios do Vale do Juruá, onde é muito forte, ficará numa segunda etapa.


Não é de recuar
Se concretizar o que passou para a coluna o ex-prefeito Vagner Sales não está no jogo do Senado como mera figura decorativa, mas para valer. Não é do seu feitio, recuar de briga.


Nome homologado
Dentro do PMDB pode até existirem forças contra a candidatura a senador do ex-prefeito Vagner Sales, mas são insuficientes para barrar a sua candidatura se assim ele decidir.


Comendo pelas beiradas
O deputado Ney Amorim (PT) não está parado na condução da sua campanha para o Senado, como se possa imaginar, a sua agenda de contatos fora do expediente da ALEAC é intensa, inclusive. Buscando ser o segundo voto de setores menos radicais da oposição.


Verão começou
Dos aliados à oposição o que sempre ouço quando pergunto como anda a administração do prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderley Cordeiro, e que ele continua “paradão”, não conseguiu fazer ações que possam projetar positivamente a sua imagem. Avisem que o verão começou.


Parece brincadeira
Além daquela comunidade do Km 59 da rodovia que liga Brasiléia à Assis Brasil estar com o ramal intrafegável, os sanitários que foram construídos com verba federal para os moradores da reserva extrativista, não podem ser usados: os depósitos dos dejetos ficaram mais alto que o assento, a merda retorna.


Não adianta a denúncia
Vale muito pouco, apenas para conhecimento público, a denúncia feita ontem pelo deputado Antonio Pedro (DEM). Teria que se informar qual foi o órgão executor das verbas e entrar no MP para que devolva aos cofres públicos o dinheiro mal gasto. Não pode ficar só no fato.


Cantiga de grilo
Entra por um ouvido e sai pelo outro quando ouço político protestando contra o alto preço das passagens da GOL para Cruzeiro do Sul. Quase toda a bancada federal acreana resolveu pressionar por uma solução do problema e ficou tudo na base do discurso e sem solução.


Deveria se policiar
O prefeito de Senador Guiomard, André Maia, sabe que a sua empresa não pode ter negócios com o governo e mais ainda ele assinando o contrato. Como gestor deveria se policiar mais.


Notícia de última hora
Deverá sair por todo dia de hoje a determinação da direção nacional tucana que retorna o deputado federal Major Rocha (PSDB) para a presidência do diretório regional do PSDB.


Uma injustiça a ser corrigida pelo TJ
Tem domicílio fixo, trabalho, não há como interferir na ação processual, não se justifica então a manutenção do empresário Acrevenos Spíndola preso, acusado de um crime pelo qual não foi condenado e pode ser absolvido. Prisão não é regra geral. Só deve ser aplicada em última instância. Espera-se que o TJ, o que não seria nenhuma proteção, o deixe responder a ação em liberdade. O MP é a favor da soltura. Acredito que a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre, composta por desembargadores sensatos, concederá a ordem de Habeas-Corpus na sua próxima reunião.  Ele não se enquadra em nenhuma das disposições do Código de Processo Penal para continuar na prisão. Se fará justiça.


 


Share
Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

Recent Posts

Fabiana Justus celebra aniversário de Roberto Justus e lembra apoio pós diagnóstico de leucemia

O empresário Roberto Justus, que completou 69 anos nesta terça-feira, 30, resolveu comemorar o aniversário…

01/05/2024

Bruno Gagliasso revela ter sido agredido e furtado por idoso: ‘Fiquei sem reação’

Bruno Gagliasso passou por uma situação tensa causada pela repercussão do boato sobre o “surubão…

01/05/2024

WhatsApp deixa de funcionar hoje em iPhone 6 e outros 34 modelos; lista

Os usuários destes aparelhos agora perdem acesso a atualizações, correções de bugs e suporte técnico,…

01/05/2024

Motorista do 28 de Agosto desviava medicamentos com ajuda de empresários

O motorista João Luiz de Paula Monteiro, conhecido como “Jango”, de 51 anos, foi preso…

01/05/2024

Reitora do Ifac reitera importância das demandas do movimento grevista

Neste Dia do Trabalho (1º), a reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante,…

01/05/2024

Ana Maria Braga rebate críticas por namoros com homens mais novos

Ana Maria Braga, 75, namora há três anos o jornalista Fábio Arruda, 53. Apesar de…

01/05/2024