Cruzeiro do Sul viveu hoje, 5, o segundo dia de protestos decorrentes da falta de água nas comunidades e da demissão de servidores encarregados do bombeamento da água para os reservatórios. Ontem, 4, moradores dos bairros Remanso e Santa Terezinha se mobilizaram para bloquear vias públicas. Na manhã desta quarta-feira, 5, moradores insatisfeitos dos bairros Boca da Alemanha e Nova Olinda voltaram a fechar ruas de grande tráfego.
Com as vias interditadas impedindo o acesso à Ufac, Ifac, Cidade da Justiça e Polo Moveleiro, os protestos ganharam repercussão imediata. Estima-se que mais de mil pessoas tenham sido afetadas pelos bloqueios.
Em alguns bairros, como o Remanso, a água não chega às torneiras desde a última sexta-feira, 30 de junho.
Sem aviso prévio e sob a alegação de ter ultrapassado o limite fiscal da folha de pagamento do município, Ilderlei Cordeiro determinou as demissões. O anúncio pegou de surpresa os servidores, alguns com mais de uma década de serviços prestados ao município.
Francisco Carneiro, o ‘Branco’, um dos demitidos, guarda o ofício datado do dia 30 do mês passado, no qual o prefeito de Cruzeiro do Sul determina sua demissão e estabelece para o dia seguinte o repasse da responsabilidade do sistema de água para a comunidade.
Ocorre que os sistemas autônomos não são mais capazes de atender à demanda crescente. Na Boca da Alemanha, o protesto também foi motivado pela necessidade de ampliação do abastecimento. Nos últimos anos, o número de moradores cresceu a ponto de não conseguir incluir cerca de 200 pessoas na rede de distribuição de água.
Por esse motivo, os protestos foram endereçados também ao Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa).
Improviso e excesso de desconfiança
Já na Boca da Alemanha, os líderes do movimento não aceitaram apenas a promessa de Ilderlei, exigindo que o compromisso firmado nesta quarta seja registrado em ofício assinado por ele.
Uma embarcação lotada de material de construção naufragou na tarde dessa quarta-feira,20, no Rio Crôa…
O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe)…
Em solenidade ocorrida nesta quinta-feira, 21, na sede do Sistema OCB, foi criada oficialmente a…
Em uma decisão proferida nesta quinta-feira (21), a Justiça Federal no Acre concedeu liminar favorável…
Quatro mulheres com os mesmos objetivos: mostrar que café é coisa de mulher e que…
As inscrições para o 2º processo seletivo simplificado da Defensoria Pública do Estado do Acre…