Menu

Pesquisar
Close this search box.

Uma face dos tucanos marcistas

Complicaria muito o retorno do deputado federal Major Rocha (PSDB) ao comando do diretório regional do PSDB, com a decisão do STF de retomada do senador Aécio Neves (PSDB) à plenitude do seu mandato e com a negativa ao seu pedido de prisão. Era a impressão. É que o ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB) é muito ligado ao grupo do senador mineiro. Com o fortalecimento de Aécio morreria qualquer possibilidade do Rocha voltar á presidência do partido, no Acre. E o deixará numa situação muito difícil depois que defendeu o afastamento definitivo de Aécio Neves da executiva nacional do PSDB. Com este quadro trabalhava Bittar. A informação que a coluna tinha é que seria nomeado um novo presidente afinado com o grupo Bittar e que lhe indicaria como único candidato a senador pela sigla, para as eleições de 2018. Este era o quadro do jogo no tabuleiro tucano, no Acre, segundo e versão do grupo Bittar.


A outra face dos tucanos
Mas a política é como as nuvens: muda repentinamente. Com temor de ver seu nome envolvido numa briga paroquial, no Acre, que renderia matéria nacional pela sua condição de acusado na Lava-Jato, o senador Aécio Neves (PSDB) tratou de tirar o corpo fora da contenda. Ligou para o Major Rocha para dizer que, usaram indevidamente a sua senha para lhe tirar da presidência, que deve ter sido coisa de algum amigo do Márcio no PSDB, que não tem nada com a história, que defende a sua permanência na presidência e para tanto conversará este respeito com o presidente em exercício Tasso Jereissati, para baixar determinação o mais rápido possível com sua volta para a presidência do diretório regional do PSDB. A informação me foi passada ontem pelo Major Rocha.


O cipó voltando ao lombo de quem deu
O deputado federal Major Rocha (PSSDB) me disse ainda que, espera retornar neste início de semana à presidência do PSDB e que será ele o candidato a senador. E que dará ao Márcio Bittar o mesmo tratamento e ajuda que este lhe deu na campanha: “zero”. “Se quiser pode ser candidato a deputado federal, mas não contará com um milímetro da minha ajuda, está fora de cogitação dividir o espaço do PSDB com seu grupo”, descascou Rocha.


Versões na mesa
As versões da briga tucana estão na mesa: a roleta está girando, façam seus jogos, apostem numa vitória do Rocha ou do Bittar. Aguardemos, pois, o que vira de Brasília na semana que vai entrar. Quem perder não terá mais condições de continuar no PSDB.


Resposta curta
Perguntei ao ex-deputado Márcio Bittar (PSDB) se for concretizada a hipótese dele ser a única candidatura ao Senado, como ficaria a candidatura a senador do ex-prefeito Tião Bocalon (DEM). Foi curto ao dizer que, o DEM não entraria numa aventura e o apoiaria.


Dados defasados
Como a minha coluna no jornal OPINIÃO foi feita no começo da tarde de ontem, esqueçam o que foi colocado, porque são dados defasados, e já não refletem a realidade da disputa entre Márcio Bittar e Major Rocha pela presidência do PSDB.


Fazendo a correção
O vereador Roberto Duarte (PMDB) ligou para dizer que não acusou o prefeito Marcus Alexandre de ir à festa do PT em Cruzeiro do Sul bancado pela prefeitura e que a denúncia foi apenas extensiva aos seus assessores. Fica registrada a versão do vereador peemedebista. Neste espaço a informação sempre tem duas mãos e jamais deixa de acatar o contraditório.


Previsões de Jefferson
Nas suas entrevistas na passagem por Rio Branco, o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB) previu que, o presidente Michel Temer terminará o seu mandato com uma economia mais sólida e uma inflação bem mais baixa da que herdou da ex-presidente Dilma.


Estado policialesco
Não votei no Aécio. Por isso fico isento para dizer que a decisão do ministro Marco Aurélio negando a prisão do senador tucano e garantindo o retorno à plenitude do mandato foi um golpe duro contra a vigência do estado policialesco, que prende primeiro para depois formalizar a culpa. Prisão preventiva não pode ser uma regra geral, mas sim uma exceção.


Não cumpridas
E para se tirar o mandato de um senador se tem regras constitucionais a serem cumpridas.


É o que está se vendo
Em muitos casos o que está se vendo são decretações de prisões sem culpa formada, para que, com a perda de liberdade o alvo acabe por confessar o crime do qual é acusado. E modificando a máxima do Direito Penal de que, quem acusa é que tem de apresentar provas do ilícito.


.Vamos reconhecer
Um fato, nós temos de reconhecer: o Márcio Bittar tentou comer este mingau quente do PSDB pela beirada, usando as amizades que tem na cúpula tucana para detonar o adversário Major Rocha, que pela lógica teria que ser o mais forte por ter um mandato federal. Esqueceu Bittar de uma coisa: escolheu para adversário um político tinhoso e que não corta caminho.


Um desafio da experiência
O ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB) fez um desafio aos políticos que falam da baixa popularidade do presidente Temer: “façam uma pesquisa para saber a popularidade da Câmara Federal e Senado e vamos ter uma aprovação de deputados e senadores menor que a do Temer”. Não deixar de ser uma afirmação verdadeira, a classe política toda está em baixa.


Justiça boa é para todos
Acerca dos pedidos de diretas, já!: “querem eleição direta só para a presidência? A coisa para ser séria teria que ter eleição para governadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores. Mas querem só para o Temer? Muito engraçado!”, alfineta Roberto Jefferson.


Complicador para o Gonzaguinha
Se o deputado federal Major Rocha (PSDB) não for candidato a senador ficará complicado para o deputado Luiz Gonzaga (PSDB), que vinha contando com isso para ser candidato a uma vaga na Câmara Federal, ocupando justamente o espaço vago que ficaria do mandato do Rocha.


Até na oposição
Este novo modelo criado pelo governador Tião Viana de quatro pré-candidaturas ao governo é uma estratégia que está dando certo, porque oxigenou a FPA e reacendeu o debate político entre as suas correntes. E ninguém aposte que isso redunde em algum racha interno.


PSB no poder
Na hipótese do prefeito Marcus Alexandre ser candidato a governador terá que se afastar em abril do próximo ano. E a vice-prefeita Socorro Neri (PSB) assumirá em definitivo a prefeitura. Logicamente, com isso deve fortalecer o PSB e o deputado federal César Messias (PSB).


Só depois de sentar
Não passa de ilação se querer prever este ou aquele comportamento para a vice Socorro Neri sentada na cadeira de prefeita em plena campanha política e com mandato para se encerrar em 2020. Muda a equipe atual? Permanece o secretariado? Só o tempo é que responderá.


De um esgoto fétido, para uma bela obra
Dá gosto de ver. O que era um fétido canal cercado por um matagal nas margens, virou um centro de lazer para a caminhada dos moradores do bairro Morada do Sol e adjacências. O prefeito Marcus Alexandre, que fez ontem a inauguração, marcou ponto com a comunidade.


Batalha sem favoritos
Mesmo com a minha experiência não arriscaria prever quem ficará com a segunda vaga de deputado estadual no PMDB: Eliane Sinhasique? Chagas Romão? Roberto Duarte? Como o PMDB tende a eleger dois deputados, a ex-deputada Antonia Sales (PMDB) tem vaga cativa.


Se não quiser
O ex-prefeito Vagner Sales (PMDB) só não será candidato a senador se não quiser. Isso é ponto pacífico. Como não é muito conhecido no Alto Acre, se de fato for candidato tem que fazer uma declaração oficial e começar um trabalho a partir de agora. No Juruá é massificado.


Candidatura de alto risco
Uma possível candidatura do ex-prefeito Vagner Sales (PMDB) é de alto risco, porque a sua mulher Antonia Sales é candidata a deputada estadual e a filha Jéssica Sales disputará a reeleição de Federal. Mas não passa por sua cabeça mexer nas candidaturas da família.


Trabalho social
Muita gente se admira com a votação sempre expressiva da deputada Maria Antonia (PROS), quando disputa a reeleição, porque não é muito de ir à tribuna. Mas tem um trabalho social o mandato inteiro, principalmente, na área da saúde com doentes do Juruá que vêm se tratar na capital. A sua casa sempre está lotada. E recebendo a todos com a mesma meiguice.


Não é fácil derrotar
Aliás, não será fácil derrotar as outras três mulheres ocupando um mandato na Assembléia Legislativa: Juliana Rodrigues (PRB), Eliane Sinhasique (PMDB) e Leila Galvão (PT). Todas com a estrutura do mandato e com bases eleitorais muito fortes. Falo do que conheço.


Esquema que colocarem
Podem colocar o esquema que colocarem nos municípios do Alto Acre com outras candidaturas, mas posso afirmar sem o temor de errar que, a deputada Leila Galvão (PT) virá como a parlamentar FPA mais votada daquela região. Emenda uma campanha na outra.


Meu pirão primeiro
Rudiley Estrela é o nome que o prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, vai apoiar para deputado federal. Como Rudiley é da família, repetiu-se a velha máxima do meu pirão primeiro. O apoio à reeleição da deputada federal Jéssica Sales (PMDB) está descartado.


Nomes novos
Rosana Nascimento (PPS) e Sawana Carvalho (PT) estão entre os nomes novos de mulheres que disputarão uma vaga de deputado estadual. O bom de tudo isso é que são qualificadas.


O erro dos partidos
O grande erro dos partidos políticos é colocar na cota destinada às mulheres, candidatas sem a mínima qualificação curricular, apenas para preencher o teto. Depois ficam reclamando que a presença da mulher no parlamento é muito pequena. É só colocar candidatas preparadas.


Em cima do muro
Quem pergunta ao senador Tião Viana (PT) quem é o candidato da sua preferência, limita-se a rir, desconversa e responde: “todos quatro”. Vou dizer que acredito, mas com os dedos em figa. Uma coisa não se esconde: deu certo a sua estratégia de quatro pré- candidatos ao governo.


Num plano superior
Que Deus acolha a jornalista Val, ex-colega de redações, num plano espiritual superior.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.