Categories: Destaque 2 Notícias Política

Projeto quer proibir apreensão de veículo por IPVA atrasado durante a realização de blitz no Acre

Por
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Um projeto apresentando na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) quer proibir o recolhimento, retenção ou apreensão do veículo pela identificação do não pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) durante a realizações de blitz nas cidades acreanas. A iniciativa é do deputado Jesus Sérgio (PDT).


O deputado defender que não haverá recolhimento, retenção ou apreensão do veículo pela identificação do não pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), exceto, se existir outra hipótese de recolhimento ou retenção prevista na Lei Federal 9.503/97 – Código Brasileiro de Trânsito (CBT).


Segundo o projeto, em abordagens em Blitz os procedimentos serão os seguintes: lavrar a notificação do contribuinte pela ausência do documento decorrente de atraso no pagamento, seguido de instauração de procedimento administrativo fiscal, de modo a assegurar a ampla defesa e contraditório.


Em seguida, se esgotada a fase administrativa com a constituição definitiva do crédito tributário, a inclusão do débito em dívida ativa. “Caberá ao Estado dispor de meios coercitivos próprios e legítimos para cobrança de tributos, de modo a evitar o recolhimento do veículo como forma de punição pelo não pagamento do tributo”.


“É importante salientar que é possível recorrer a outras formas de cobrança do imposto, sem precisar ofender o direito à propriedade, garantido pela Constituição Federal. O Supremo Tribunal Federal (STF) já tomou decisões no sentido de que o Estado não pode fazer apreensão de bens para cobrar dividas tributárias”, diz Jesus.


Para o parlamentar, apesar do entendimento do STF, é comum que haja apreensão de veículos em blitz, por falta de pagamento de IPVA, constrangendo os proprietários de veículos a verem seus carros sendo levados para o pátio do DETRAN, carregados por um guincho. Tendo seis meses para quitar e débito sob pena de ter o veículo leiloado.


Jesus Sérgio vem fazendo cobranças sucessivas na tribuna da Aleac, para que o projeto seja colocado na pauta de votações. “Precisamos garantir o direito de propriedade das pessoas que muitas vezes lutam a vida inteira para comprar um veículo e esse bem é apreendido e muitas vezes vendido por um preço abaixo do valor do imposto devido”.


Share
Por
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Últimas Notícias

  • Acre 01

Bocalom e Alysson adiam evento no Calafate por causa da poluição do ar na capital

A coordenação de campanha dos candidatos à prefeitura de Rio Branco, Tião Bocalom e Alysson…

02/09/2024
  • Cotidiano
  • Notícias

Estado realiza leilão eletrônico para venda de veículos inservíveis

O governo do Acre realizará, no dia 18 de setembro de 2024, o Leilão Eletrônico…

02/09/2024
  • Notícias
  • Região Norte
  • Tocantins

Incêndio de grandes proporções consome fazendas no Tocantins

Um incêndio de grandes proporções está devastando áreas na região do município de Araguanã, no…

02/09/2024
  • Notícias
  • Região Norte
  • Rondônia

Rondônia intensifica ações de vigilância à febre do Oropouche

A Secretaria de Saúde de Rondônia divulgou nota nesta segunda-feira (2) orientando núcleos hospitalares de…

02/09/2024
  • Nacional
  • Notícias

Brasil já registrou mais de 154 mil focos de calor este ano

O Brasil iniciou o mês de setembro com mais 154 mil focos de calor registrados…

02/09/2024
  • Nacional
  • Notícias

Turma do Supremo vota para manter X suspenso no Brasil

A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) votou na manhã desta segunda-feira (2) para…

02/09/2024