Sucessivas invasões a área da Estação de Tratamento de Água, a ETA/Sobral, em Rio Branco, instalaram uma onda de insegurança em operadores e vigilantes que prestam serviços no local. Nas últimas semanas, bandidos invadiram duas vezes a estação e numa delas, espancaram um operador e roubaram uma motocicleta.
Na última terça feira (20), o caso se repetiu, mas as pessoas de serviço no prédio, se trancaram em um sala, e graças a uma barricada na porta, conseguiram evitar que fossem alcançadas pelos criminosos.
Operadores do DEPASA, que prestam serviço na ETA/Sobral, denunciaram a reportagem que ficam expostos a ação dos criminosos porque os vigilantes da empresa responsável pela segurança não possuem arma. Sem segurança, operadores e vigilantes vem se tornando alvos fáceis dos bandidos.
¨No início do mês entraram na estação ali da terceira ponte. Amarraram o vigilante e espancaram o operador até ele entregar a chave da moto. Ele apanhou tanto que está afastado com problemas neurológicos. Nós vamos parar a operação e a cidade inteira vai ficar sem água se não derem condições de segurança pra gente trabalhar¨, disse um operador da ETA/Sobral, que por motivos óbvios não será identificado.
Outra situação não menos preocupante foi levantada pelos operadores. Eles temem que os criminosos, irritados pelo fato de não conseguirem roubar as motos dos trabalhadores, alvo principal das investidas, possam jogar veneno na água dos reservatórios que ficam abertos.
¨A gente não sabe do que esse pessoal é capaz. Na quarta feira, quando vieram aqui, eram quatro homens e uma mulher, a gente viu eles chegando. Nos trancamos em uma sala e fizemos uma barricada. Eles forçaram a porta, mas desistiram e ficaram rodando aqui dentro. Se eles jogarem veneno na água que vai ser distribuída, como a gente vai saber? É um risco muito grande e ninguém quer mais ficar aqui no período da noite¨, desabafou.
DEPASA ESCLARECE
O Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) vem a público esclarecer que: Medidas foram tomadas para garantir segurança das Estações de Tratamento de Água (ETA’s) da Sobral e Ceasa.
A partir dessa segunda-feira, 26, Policiais Militares estarão nesses locais para garantir a integridade física dos servidores e a manutenção dos equipamentos.
Em momento algum, representantes do Depasa afirmaram que os operadores não estão cooperando em solucionar o problema, pelo contrário, o órgão afirma que esses profissionais são imprescindíveis na garantia do abastecimento de água.
O Depasa, preocupado com notícias veiculadas esse final de semana sobre um possível envenenamento da água, afirma que são notícias que tem como objetivo causar pânico na população e destaca que essa informação não condiz com a realidade.
O senador Alan Rick (União-AC) comemorou a sanção da Lei 15.051, que confere à cidade…
O Mercale, com seu compromisso de fazer a diferença na vida das pessoas, deu início…
Marielson Rodrigues da Silva, de 55 anos, foi ferido com uma facada no peito, em…
O cantor Gusttavo Lima deve ter alta do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo,…
Um garoto que participou do quadro Portinha da Esperança surpreendeu Patricia Abravanel nesse domingo (22/12)…
O rapper Matuê virou assunto nas redes sociais após um vídeo em que aparece quebrando…