Menu

Prefeitura de Rio Branco realiza mais um mutirão odontológico

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O novo mutirão acontece no Conjunto Universitário. Ações já somam mais de 3 mil atendimentos realizados na Cidade do Povo, Taquari, Baixada e Residencial Altamira

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realiza até o dia 30 de junho, o quinto mutirão odontológico de 2017, desta vez na unidade de Saúde Dr. Nímio Insfran Martinez, no Conjunto Universitário.

Anúncio

Seis equipes, sendo três pela manhã e três no período da tarde, atendem moradores do Universitário, Estrada do Barro Vermelho, Custódio Freire e Vila Jorge Kalume.

Os serviços oferecidos são de limpeza, restauração e extração. O coordenador do Departamento de Odontologia da SEMSA, Bebeto Júnior, explica que em casos mais complexos, como tratamento de canal, por exemplo, os pacientes são encaminhados ao Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, que fica na Policlínica Barral Y Barral.

O cirurgião dentista Thiago Martins Ávila, que atua nas unidades de saúde de Rio Branco há 11 anos, cita que o cenário atual favorece o tratamento dentário, em vez da extração, o que era mais comum anteriormente. Isso porque há maior oferta de tratamento odontológico na maioria das unidades de saúde, além dos tratamentos especializados, como o de canal. “Há alguns anos, com menos chance de tratamento, a opção era a extração. Mas agora as restaurações estão na frente, no dia a dia das unidades e também nos mutirões. E nessa modalidade de atendimento são os adultos que mais procuram. E isso acontece porque os jovens têm muito acesso à prevenção nos programas de escolas e nas próprias unidades. Isso é um avanço na saúde bucal”.

Uma boa oportunidade

Nos mutirões, o agendamento é feito pelos Agentes Comunitários de Saúde que andam de casa em casa realizando essa tarefa. Em alguns casos, como na zona rural, os técnicos se dirigem a outras localidades. E assim está acontecendo com o quinto mutirão odontológico, onde os técnicos da unidade Dr. Nímio Insfran foram às comunidades do Barro Vermelho, Custódio Freire e Vila Jorge Kalume para marcar os atendimentos.

Joice Mercedes, moradora do Universitário, aproveitou para levar a mãe e a filha. “Nos postos, nem sempre é rápido e não dá para ir todo mundo em um dia só. Então, aproveitamos para vir todos aqui e fazer o tratamento de cada um. O mutirão é uma boa oportunidade”.

O agricultor José Santos, que mora no Polo Agroflorestal Custódio Freire, relata que tão logo foi contatado na comunidade onde mora, já marcou o dia para ser atendido. “Para a gente que mora na zona rural essa é uma boa oportunidade de vir aqui e fazer o que é necessário. Lá onde eu moro não tem dentista assim fixo. Então eu aproveitei para fazer as restaurações que precisava”.

Quinto mutirão

Este ano, a Prefeitura de Rio Branco já realizou mutirões odontológicos na Cidade do Povo – com 900 atendimentos; Taquari – com 500 pessoas atendidas; na Baixada da Sobral quando foram atendidas 1.200 pessoas; e no Residencial Altamira, com 500 pessoas atendidas. Com isso, 3.100 pessoas foram atendidas com atendimento odontológico somente na modalidade mutirão, o que complementa e reforça os serviços ofertados diariamente em 28 das 55 unidades de saúde da capital.

Os mutirões odontológicos são realizados por meio do Programa Cuidando do Seu Sorriso, com o intuito de promover a ampliação das ações de saúde bucal nas equipes de Saúde da Família, Centros de Saúde e Unidades de Referência de Atenção Primária – URAP’s.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.