Categories: Destaque 5 Notícias Política

Secretário de Saúde Gemil Júnior exige melhorias nos agendamentos de cirurgias no Estado do Acre

Published by
Da redação ac24horas
[elementor-template id="1541731"]

Devido às reclamações frente à demora na realização de cirurgias eletivas na rede pública de saúde, o secretário da pasta, Gemil Júnior, exigiu mudanças rápidas na forma que são feitos os pedidos, avaliações e agendamentos dos procedimentos. A informação foi apurada pelo ac24horas e confirmada pela instituição nesta segunda-feira, dia 13.


A partir do próximo mês, todos os pedidos serão remetidos à Central de Regulação Estadual dando, teoricamente, mais celeridade à realização das cirurgias. É, na opinião do secretário, uma estratégia inovadora que vai melhorar o serviço e dar mais transparência. A partir disso, os usuário vão saber as respectivas posições na fila de espera.


“Antes esses agendamentos passavam pelo crivo da Central de Agendamento de Cirurgias, o CAC, mas agora vão passar direto para a Central de Regulação, que já tem médicos à disposição. Vamos fazer uma fila de espera única, possibilitando aos usuários maior transparência nessa espera. É um trabalho de equipe que vai beneficiar os usuários, a quem devemos respeito e um bom serviço de saúde”, destaca o gestor.

Anúncios


Segundo a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), com o novo método, serão analisados diversos fatores para os agendamentos, e isso vai desde os exames pré-operatórios do paciente, passando pela avaliação de risco, capacidades de cirurgias diárias e até a disponibilidade do material necessário para o procedimento cirúrgico. Isso vai evitar, por exemplo, que pacientes entrem na sala de cirurgia e voltem porque não havia material.


“Estamos tomando muitas providências que às vezes não são tornadas públicas. E não tornamos porque é nossa obrigação com equipe gestora da saúde. Um dos pedidos do governador Tião Viana é que melhoremos a saúde a cada dia mais, é uma bandeira do governo, e estamos trabalhando assim. Nossas equipes estão unidas num mesmo propósito e trabalho”, completa o secretário Gemil Júnior.


Com essa mudança, destacou a Sesacre, o médico regulador vai entrar em contato com o médico que indicou a cirurgia e irá definir as prioridades para o agendamento da cirurgia, levando em conta a situação clínica de cada pacientes e a capacidade de procedimentos que podem ser realizados.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Jovem entra em coma após acidente de moto em Brasileia

Um grave acidente de trânsito foi registrado neste sábado, 27, no Km 17 da estrada…

27/07/2024

Borré marca no fim, e Inter arranca empate com o Bahia

Em partida válida pela 20ª rodada do Brasileirão, a primeira do returno, Bahia e Internacional…

27/07/2024

Palmeiras poupa de olho no Flamengo, é derrotado pelo Vitória e ouve vaias

O Vitória superou o Palmeiras por 2 a 0 no Allianz Parque, neste sábado (27),…

27/07/2024

Bolasie decide, e Criciúma bate o Juventude pelo Campeonato Brasileiro

Em um jogo bem disputado no Alfredo Jaconi, o Criciúma venceu o Juventude por 2…

27/07/2024

Pecuarista Macarrão é lançado candidato à prefeitura de Manoel Urbano

Ao som de fogos e veículos enfileirados no antigo prédio da Assembleia de Deus na…

27/07/2024

Vídeo: Datena é confirmado candidato do PSDB e xinga opositores

José Luiz Datena, apresentador e candidato à Prefeitura de São Paulo, enfrentou protestos durante a…

27/07/2024