Categories: Cidades Destaque 3 Notícias Política

Emenda constitucional que autoriza vaquejadas é promulgada pelo Congresso

Published by
Agência Brasil

O Congresso Nacional promulgou hoje (6) a Emenda Constitucional 96, que autoriza a prática da vaquejada no país. A emenda acrescentou um parágrafo ao artigo 225 da Constituição Federal e determina que as práticas desportivas e manifestações culturais com animais não são consideradas cruéis.


O novo artigo determina ainda que a vaquejada seja registrada como “bem de natureza imaterial” e seja regulamentada por lei que garanta o bem-estar dos animais. A festa é tradicional em várias cidades do interior do país, principalmente na região Nordeste.


A proposta foi aprovada em dois turnos no Senado e na Câmara e entrará em vigor a partir da publicação no Diário Oficial. A promulgação da emenda foi feita em sessão solene comandada pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), ao lado do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Vários representantes de associações de vaqueiros participaram da sessão.


A decisão do Congresso torna sem efeito o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que em outubro do ano passado julgou inconstitucional uma lei do estado do Ceará que reconhecia a vaquejada como esporte e patrimônio cultural. A ação de inconstitucionalidade tinha sido movida pela Procuradoria Geral da República (PGR), que considerou a prática ilegal por submeter os animais à crueldade.


Após a proibição, os vaqueiros protestaram contra a decisão do STF e promoveram forte campanha pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Vaquejada no Congresso. Os ativistas pela proteção animal fizeram campanha contrária, argumentando que a prática é violenta e provoca sofrimento físico e mental aos animais.


A polêmica em torno da vaquejada se dá pela forma como os animais participam da festa. Um boi é puxado pelo rabo por um vaqueiro e deve correr entre dois cavalos em uma pista de areia até ser derrubado em uma área demarcada de 10 metros. O destino dos animais utilizados nas vaquejadas é o abatedouro. Segundo a Associação Brasileira de Vaquejada, a festa movimenta cerca de R$ 600 milhões e gera em torno de 700 mil empregos.


Share
Published by
Agência Brasil

Recent Posts

Governo federal anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias do RS

As famílias que perderam móveis, eletrodomésticos e outros objetos com as enchentes que devastaram o…

15/05/2024

Justiça do Acre manda Instagram reativar perfil de falecida para família acessar memórias digitais

Decisão recente da Justiça do Acre, por meio da 1ª Vara Cível da Comarca de…

15/05/2024

Acre tem 100% dos municípios com declaração de matrículas na Educação em Tempo Integral

O Acre é uma das oito unidades da federação que tiveram 100% das suas redes…

15/05/2024

Novenário de Nossa Senhora da Gloria é lançado em Cruzeiro do Sul

A Diocese de Cruzeiro do Sul lançou oficialmente nesta quarta-feira, 15, a programação do 106°…

15/05/2024

Governo libera piscina do Cean para alunos da rede pública do Acre

Em notícia divulgada pelo portal do governo, o secretário de Educação, Cultura e Esportes (SEE),…

15/05/2024

Lula se compromete a garantir moradia para quem perdeu casa no RS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está no Rio Grande do Sul, em sua…

15/05/2024