A equipe do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que está em Rio Branco para inspecionar os presídios administrados pelo Instituto Penitenciário (Iapen), trouxe à tona novamente, velhos fatos conhecidos do sistema penitenciário estadual: superlotação, falta de estrutura física e ausência de políticas efetivas para a derrota das facções criminosas.
Em entrevista à imprensa, na tarde desta terça-feira, dia 30 de maio, o conselheiro do CNJ, Rogério Nascimento, que coordena a comitiva no Acre, fez uma série de relatos sobre a situação do complexo prisional da capital acreana, levando em conta desde as obras inacabadas até o combate aos grupos que comandam o crime de dentro do presídio.
“Já estivemos no Amazonas, em Roraima, no Pará, e agora no Acre. É possível notar que o Acre não é diferente dos demais estados do país. A gente tem uma superlotação muito significativa em algumas unidades, e alguns problemas que são típicos do Norte, como uma tensão entre as organizações criminosas, que acabam repercutindo dentro e fora da cadeia”, comentou.
Mas na visão do conselheiro ainda é possível, “mesmo com essa superlotação” e as “tensões”, que o Poder Público controle a situação nos presídios sem “grandes perdas de vida”. Na análise de Nascimento, o maior problema encontrado nos presídios da Capital é justamente o da superlotação.
“Esse relatório que vai ser elaborado, não vai ser exclusivamente desta visita no Acre. É um relatório de toda a situação do Norte. Ele vai ser tornado público. Mas isso vai ser depois, inclusive porque a gente visita agora, as unidades que mais nos preocupam: a fechada feminina e a dos provisórios”, completou o enviado do Conselho Nacional de Justiça.
Marcos Paulo Paz de Freitas, de 47 anos, foi agredido a golpes de ripa na…
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…