Categories: Notícias Rolante

Pesquisa revela que 61% das acreanas tem dificuldade de ser mães e cuidar do emprego

Published by
Da redação ac24horas

O estudo Carreira e Maternidade 2017 no Brasil mostra que o Acre é o segundo Estado onde as mulheres mais encontram dificuldades para conciliar trabalho e maternidade –e fazer uma carreira de sucesso tendo de cuidar do filho. Em entrevista, 61% das acreanas disseram ter esse problema quando decidem engravidar. Esse número só é menor que o registrado pelo Distrito Federal, onde 65% das mulheres declararam sofrer para manter o emprego ao tempo que exercem a maternidade.


O Acre é também um dos três lugares onde as mulheres levam mais tempo para retomar a rotina de trabalho após a licença-maternidade. Apesar desses aspectos negativos, a melhor conciliação entre trabalho e maternidade existe em apenas três capitais: Manaus, Palmas, e Rio Branco.


O estudo visa debater a real autonomia feminina e diz que a conquista de cada vez mais direitos foi apenas o início no caminho para maior independência do sexo supostamente mais forte. Uma peça-chave é o papel das mulheres no contexto do trabalho. “Elas não apenas buscam a independência financeira e realização profissional, mas ao mesmo tempo mostram a essência de uma sociedade igualitária” , diz a pesquisa realizada pelo portal Trocando Fraldas.


Porém, a responsabilidade de ter e criar os filhos permanece maioritariamente atrelada ao sexo feminino em uma sociedade ainda machista.


Mais da metade das entrevistadas (56%) considera mais improvável o sucesso profissional de mulheres com filhos. Mulheres do Centro-Oeste e do Distrito Federal, com 58,2% e 65,2% respectivamente, essão na região e no estado com as maiores dificuldades.


Liderados pelo Amapá, Amazonas e Roraima com índices abaixo ou igual à 50%, a região Norte possui a menor dificuldade com uma média de 52,7%. Todas as capitais do Sudeste (São Paulo 57,7% – Rio de Janeiro 58,2% – Belo Horizonte 60,4% – Vitória 66,7%) demonstram dificuldades acima da média. Aracajú é a capital da dificuldade de sucesso profissional com filhos, onde mais de 72% das mulheres têm essa impressão.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

N.Lima critica Petecão por voto favorável ao retorno do DPVAT

O vereador N. Lima (Progressistas) criticou, na sessão desta quinta-feira, 9, na Câmara de Vereadores,…

09/05/2024

Socorro Neri é a única deputada do Acre a presidir Comissão

A deputada Federal, Socorro Neri (PP-AC) foi eleita por aclamação na terça (7) para presidir…

09/05/2024

Operadores do Saerb denunciam que autarquia quer retirar adicional de periculosidade

Servidores do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) que atuam como operadores…

09/05/2024

Bope apreende cerca de 300 kg de skank em fazenda após avião sofrer pane

Policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) apreenderam cerca de 300 kg de skank…

09/05/2024

Quilos Mortais: Reality ganha versão brasileira com protocolo antigordofobia

Série de sucesso mundial, Quilos Mortais ganhou uma versão nacional que estreia nesta quinta (9)…

09/05/2024